quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Notícia em Destaque - Corte das taxas do BCE sem efeitos na Euribor

Não percebo, palavra de honra que não percebo...

Lê-se no Sol:

De acordo com os especialistas, o corte de 0,5 pontos percentuais nas taxas de juro anunciado ontem pelo Banco Central Europeu, não terá expressão na prática na Euribor, principal indexante para os créditos habitação.

O BCE anunciou o corte nas taxas de juro, mas os economistas consideram que a medida não terá impacto na redução das prestações do crédito habitação.

Teresa Pinheiro, economista do BPI, lembra que a acção do BCE «não altera o modo como os bancos se financiam, não reduz automaticamente a desconfiança inter-bancária». «Os bancos não vão começar a emprestar dinheiro uns aos outros só por isso», explica ao SOL.

Lembra também que «a crise ainda não se reflectiu nos indicadores de resultados». «Não sabemos totalmente os seus efeitos nas empresas e nos países».

Com base em declarações de outros especialistas, o Jornal de Negócios explica que é possível que as taxas Euribor corrijam os máximos históricos, mas com a actual instabilidade que se vive nos mercados financeiros as correcções não deverão ser expressivas.

O jornal explica também que, além de indexantes nos empréstimos, as taxas Euribor são inter-bancárias. Ou seja, são os juros cobrados entre si para se financiarem. Como a desconfiança é elevada, os bancos que emprestam dinheiro cobram juros mais elevados e isso reflecte-se na negociação das Euribor.

In Sol

2 comentários:

  1. E eu que já suspirava de alívio que 0,5% no empréstimo da casa sempre ia fazer uma diferença. Afinal, qual não é o meu espanto (e de outros) ao ouvir que afinal a Euribor subiu...

    Quando o BCE aumentava as taxas de juro, a Euribor subia. Agora que o BCE baixa a taxa de juro, a Euribor sobe novamente.
    Isto já está como o preço do petróleo.
    Quando já ninguém puder recorrer ao crédito, quero ver como é que os bancos se vão financiar.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, a Euribor em vez de descer subiu. Caso para dizer que "Quem se lixa é o mexilhão".

    Será que os bancos vão ter prejuízos no final do ano económico?

    Já agora, é curioso o que está a acontecer com o inquérito sobre arrendamento ou compra aqui no Outras Escritas.

    O arrendamento ganha, por enquanto...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas