segunda-feira, 20 de outubro de 2008

João de Barros

No dia 20 de Outubro de 1570 morre o que foi considerado como o primeiro grande historiador português, João de Barros.

Da Infopédia:
Historiador, João de Barros nasceu cerca de 1496, provavelmente em Viseu. Filho do corregedor de entre Tejo e Guadiana, Lopo de Barros, foi, ainda muito jovem, servidor do Paço real e "moço de guarda-roupa" de D. João III. Nomeado por este, após ter tomado posse do trono, para cumprir uma missão no castelo de S. Jorge da Mina, João de Barros segue, a partir de 1525, uma carreira de funcionário, começando por ser tesoureiro das casas da Índia, da Mina e de Ceuta e depois, entre 1533 e 1562, feitor da Casa da Índia. Autor de uma variadíssima obra, começa por escrever a novela de cavalaria O Imperador Clarimundo, obedecendo às leis deste género e enformando já um esboço épico da História de Portugal. Em 1532, escreveu o colóquio Ropicapnefma, texto de prosa filosófica, onde combina habilmente uma apologética cristã e uma sátira à sociedade portuguesa; em 1533, compôs o Panegírico do Rei D. João III, onde desenha o retrato do Príncipe Perfeito. De 1539 a 1545, publicou uma vasta obra: Cartilha para Aprender a Ler, publicada juntamente com Gramática da Língua Portuguesa, Diálogo de Preceitos Morais e Diálogo da Viciosa Vergonha, Diálogo Evangélico sobre os Artigos da Fé contra o Talmud dos Judeus e Panegírico da Infanta D. Maria. Fiel aos princípios do Humanismo, João de Barros deixa transparecer nos seus textos uma antipatia pela forma como eram tratados os cristãos-novos, manifestando o desejo de uma evangelização pacífica dos mesmos. Estas posições, nomeadamente as que defende no Diálogo evangélico sobre os artigos da fé contra o Talmud dos Judeus, levaram à sua perseguição por parte da Inquisição. Conhecedor das obras dos humanistas europeus, não se abstém de louvar O Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdão, um dos principais representantes deste movimento na Europa. No último período da sua vida, levou a cabo uma notável obra sobre a expansão ultramarina dos Portugueses em três aspectos: conquista, navegação e comércio. Em vida, só apareceram as três primeiras Décadas da Ásia (1552, 1553, 1563). A quarta Década da Ásia foi publicada posteriormente em 1615. A insuficiência do conhecimento dos locais e ambientes da expansão e a dureza da censura cortesã impediram-no de construir uma obra de inteira verdade. Mas as Décadas contêm notáveis passos narrativos e descritivos. João de Barros concebeu uma história do mundo centrada na expansão portuguesa, dividida em quatro partes abrangendo os quatro continentes: Europa, Ásia, África e Santa Cruz. Deste grandioso plano apenas ficou a Ásia, dividida, como já se disse, em quatro Décadas. Pretendeu o Autor justificar a expansão ultramarina com argumentos espirituais, apresentando-a como uma cruzada religiosa contra os Mouros. Adoptou um estilo grave, semeado de hipérboles que anunciam Os Lusíadas, em longos períodos alatinados. Bibliografia: D. Clarimundo, 1522; Ropicapnefma, 1532; Panegírico do Rei D. João III, 1533; Cartinha, 1539-1540; Gramática da Língua Portuguesa, 1539-1540; Diálogo em louvor da nossa linguagem, 1539-1540; Diálogo de preceitos morais, 1539-1540; Diálogo de viciosa vergonha, 1539-1540; Diálogo evangélico sobre os artigos da fé contra o Talmud dos Judeus, 1543; Panegírico da Infanta D. Maria, 1545; Décadas da Europa; Décadas da Ásia; Décadas da África; Décadas de Santa Cruz
João de Barros. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2008. [Consult. 2008-10-19]

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