sábado, 25 de outubro de 2008

Onde nasceu D. Afonso Henriques? Em Guimarães ou Viseu?

No IOL Diário Diário lê-se:

900 anos serão comemorados pelas duas cidades

Os oitocentos anos do nascimento de D. Afonso Henriques foram comemorados em 1911, mas os novecentos serão antecipados dois anos, com Guimarães e Viseu a não quererem deixar passar a data em falso.

Apesar de a Câmara de Guimarães manter ainda no seu sítio da Internet 1111 como o ano de nascimento do primeiro rei de Portugal e de a Sociedade Martins Sarmento considerar que, «com certeza e rigor», não se sabe nem quando nem onde nasceu, ambas aceitam que a data mais provável é 1109 e, por isso, estão a ser preparadas comemorações para o próximo ano.

Tese de Almeida Fernandes ganha força

Em Viseu, os apoios cada vez maiores que tem vindo a receber a tese do historiador medievalista Almeida Fernandes deram força para que também a autarquia se tivesse lançado na preparação de comemorações para o próximo ano. Almeida Fernandes escreveu «Viseu, Agosto de 1109 - Nasce D. Afonso Henriques», que teve uma primeira edição em 1993 e uma segunda em Março do ano passado.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, contou que, após a primeira edição da obra recebeu muitas cartas de contestação de Guimarães, tal como se tivesse sido o autor da obra. «Desta vez não. Acho que de uma forma geral as pessoas estão a aceitar esta tese como uma realidade».

«Sempre dissemos que faríamos valer este facto se ele fosse confirmado por académicos, porque a posição política deve vir sempre a jusante das conclusões académicas. E é isto que estamos a verificar». Assim sendo, e sem pretender «uma guerrilha com Guimarães», a autarquia achou que não podia ficar indiferente à data de 2009.

Em Guimarães, os preparativos encontram-se já em fase mais adiantada, com a autarquia a pretender que a efeméride seja assumida a nível nacional, com a participação do Governo. O município entende mesmo que as comemorações devem estar acima de qualquer polémica sobre o local de nascimento.

A mesma opinião tem a Sociedade Martins Sarmento, de Guimarães, que defende «uma dimensão nacional e uma dignidade de Estado» às comemorações, temendo que estas possam ser afectadas por «uma disputa entre cidades». «A grandeza da figura e da obra de D. Afonso Henriques não pode ser reduzida a uma dimensão local».

As dúvidas sobre o nascimento de D. Afonso Henriques

Guimarães aceita que D. Afonso Henriques tenha nascido em 1109, mas considera não haver dados históricos que provem onde, enquanto a Viseu cada vez mais chegam ecos que dão razão à tese do historiador medievalista Almeida Fernandes.

Almeida Fernandes explica na sua obra que esta resulta de uma encomenda feita pela Unidade Vimaranense ¿ Associação para o Desenvolvimento de Guimarães e sua Região, que lhe pediu para «averiguar, se possível, onde nasceu D. Afonso Henriques».

Se a data parece ter acordo, no que refere ao local do nascimento, «as dúvidas dos historiadores afiguram-se inultrapassáveis, à luz dos documentos que se conhecem», mas sublinha a A Sociedade Martins Sarmento que «a hipótese de Guimarães é a mais antiga e a única enraizada numa tradição secular». In IOL Portugal Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas