sexta-feira, 18 de julho de 2008

Comprar? E porque não alugar?

Quando leio notícias como estas, fico sempre a pensar no Zé.

O Zé, português típico, sempre sonhou ter uma casa.

Depois de ter um rendimento estável, o Zé decide realizar o seu sonho. A prestação era um pouco elevada, indexada à Euribor, o "bicho papão" de hoje, mas que na altura ainda se mantinha em valores razoáveis.

O Zé ficou contente, finalmente tinha algo de seu. Ou talvez não...

Com os anos, as prestações foram subindo, subindo. A Euribor foi crescendo e transformou-se num fantasma que teimava em perseguir o Zé. Ele, que até tinha pensado que com o tempo o peso da prestação da casa iria sendo cada vez menor no seu orçamento mensal, via-se agora confrontado com valores a pagar, muito acima do que tinha previsto.

O preço do petróleo dispara. O Zé começa a ficar aflito para pagar a prestação da casa, a prestação do carro a gasolina e as compras no supermercado.

Algumas prestações começam a não ser pagas... O Zé já não tem dinheiro que chegue. Chegou à conclusão que se endividou de mais. Mas, tinha sido tudo tão fácil no início. O banco deu-lhe todas as facilidades e nunca o avisou de que tal poderia acontecer. Aliás, ele nunca soube muito bem o que era a Euribor.

A hipoteca foi executada e hoje o Zé vive num apartamento alugado. Foi difícil encontrar um apartamento "jeitoso" porque o mercado de aluguer praticamente não existe em Portugal.

Mesmo assim, o Zé vive hoje melhor. O aluguer está dentro do valor que pode pagar. Aumentos? Só no início do ano e correspondentes ao valor da inflação e, se se aborrecer do apartamento onde vive agora, começa a procurar outro. Pode ser difícil encontrar o que pretende, mas, pelo menos as questões financeiras não são, agora, tão problemáticas.

O apartamento não é seu. É verdade. Mas a casa que comprou também nunca foi.

1 comentário:

  1. Caro Alberto,
    realmente na situação que vivemos, cada vez fica mais dificil saciarmos as nossas necessidades, pois como sabemos os nossos recursos são muito poucos. Concordo com isso que diz que saí mais barato alugar do que comprar, mas também tem muitos pontos negativos alugar. Muitas vezes o que alugamos dá para comprar uma habitação já com algumas condições para vivermos. Tenho um exemplo conheço várias pessoas que vivem numa casa alugada e antiga, onde não têm condições de lá estar, é a humidade, é chuva a entrar na casa, entre outros factores..., entretanto falamos com os donos e o que é que eles fazem? O que eles fazem é não ligar e falar de indemnizações como se isso resolve-se problemas de pessoas que ganham uma miséria de pessoas na terceira idade que vivem apenas de um rendimento de 200 ou 350 euros para as suas coisas do dia-a-dia.
    Onde é que alugamos um apartamento ou uma casa boa com condições para alugar com o rendimento a menos de 200 euros? Onde é que saí mais barato alugar? Hoje não há condições nem para alugar e nem para comprar. Mas se um dia poder prefiro sem duvida comprar do que alugar, pois o dinheiro que eu dou para um aluguer prefiro dar para um apartamento que um dia sei que será meu.
    Mas espero que na minha altura a situação do país esteja muito melhor.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas