terça-feira, 22 de julho de 2008

Holocausto

A 22 de Julho de 1942 começa a deportação sistemática dos judeus do Gueto de Varsóvia, que viria a dar origem a um dos maiores genocídios da história da humanidade.

A palavra holocausto (em grego antigo: ὁλόκαυστον, ὁλον [todo] + καυστον [queimado]) tem origens remotas em sacrifícios e rituais religiosos da Antiguidade em que animais (por vezes até seres humanos) eram oferecidos às divindades, sendo completamente queimados durante a noite para que ninguém visse. Neste caso holocausto quer dizer cremação dos corpos.

A partir do século XIX, a palavra holocausto passou a designar grandes catástrofes e massacres, até que, após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto (com inicial maiúscula) passou a ser utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazi de Adolf Hitler. A maior parte dos exterminados eram judeus, mas também havia militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, activistas políticos, testemunhas de Jeová, sacerdotes católicos, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum.

Estima-se que tenham sido mortas entre nove e 11 milhões de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas