Adoro voar e gosto muito da TAP. Porquê? Porque é a nossa companhia. Porque é uma companhia de bandeira, da nossa bandeira. Porque já faz parte da nossa história. Porque tem os melhores pilotos do mundo. Porque me sinto em casa quando depois de fazer vários voos no estrangeiro entro no avião da TAP e sou saudado com um "bom dia".
Mas, infelizmente, nem tudo é bom. A TAP é das companhias europeias com maior número de atrasos e que perde mais bagagens.
Por falar em atrasos, e em dia de aumentos das taxas de combustível nos voos entre Lisboa e o Funchal, partilho convosco o meu último e-mail enviado para o "fale connosco" (0 apoio ao cliente da TAP) há mais de uma semana e para o qual não obtive nenhuma reposta:
Escrevo este e-mail para vos relatar uma situação caricata que me aconteceu num dos vossos voos de Lisboa para o Funchal. A aventura começa em Milão no dia 29/06/2008. Depois de chegar no horário de Atenas num voo da Eagean (em codeshare com a TAP, mas que curiosamente só me permite fazer check in para o Voo Eagean, não sei então qual a vantagem deste codeshare), faço check in para os dois voos seguintes na TAP: o TP 805 às 19.30 de Milão para Lisboa e o TP 1693 às 22.35 de Lisboa para o Funchal. Como tinha uma folga de 1 hora e 20 min em Lisboa, estava relativamente tranquilo. Tinha a certeza que o voo de Milão atrasaria (como sempre) e que o de Lisboa para o Funchal atrasaria (como sempre) logo, não haveria problema, só os eternos atrasos da TAP. Como não tinha bagagem no porão, também tinha a certeza que não corria o risco de perder a mala em Lisboa (como sempre). Começo à procura nos monitores do aeroporto de Milão da porta de embarque para o voo TAP. A porta ainda não estava atribuída. Procuro, novamente. Nada. À hora de saída do voo aparece finalmente o número da porta no monitor e com um atraso para as 20.10. 40 minutos, menos mal. Pensei. Dirijo-me para a porta de embarque, mas verifico que a aeronave ainda não tinha chegado. Ou seja, o atraso teria obrigatoriamente que ser maior que o anunciado. Lá chegou a aeronave. O atraso é actualizado para as 20.25 (55 minutos). Iniciamos o "Taxi way" às 20.35 (1h 05 min de atraso). A desculpa de sempre: "Pedimos desculpa pelo atraso, que se deveu à chegada tardia desta aeronave". De seguida, e num golpe de puro azar, o avião que estava à nossa frente descola, mas já com o TAP alinhado para descolar, abate-se um violenta tempestade. O comandante comunica que os ventos estão cruzados e que é impossível descolar. Aguardamos. A descolagem ocorre cerca de 15 min mais tarde. Chego a Lisboa cerca das 23.30. 10 min antes do horário do voo para o Funchal. Fiquei tranquilo porque costumam ter um veículo à saída do avião para as "short connections" que nos levam directamente para o terminal 2. Desta vez esse veículo destinava-se apenas a passageiros para o voo de Faro. Perguntei pelo voo do Funchal ao funcionário da GroundForce, que me respondeu nada saber. Pensei que o voo estaria atrasado e que teria tempo de chegar ao terminal 1 apanhar autocarro para o terminal 2 e embarcar para o Funchal. Nos monitores do Terminal 1 o voo apenas aparece com partida do Terminal 2. O estado do voo não é visível. Espero mais 10 min no autocarro que me levará ao terminal 2. Qual não é o meu espanto quando a porta de embarque já estava fechada. Desta vez o voo da TAP tinha partido a horas. Depois já sabem o que se passou. Hotel, taxi e reserva para o TP 1615 de 30/06/2008 as 9.25. Chego ao terminal 2 no dia seguinte. O voo está a horas. Afinal, os voos da TAP atrasam menos de manhã. Embarque. Entrada para o autocarro. Primeira espera 15 min. Viagem de autocarro até ao avião. Segunda espera, 10 min, com justificação de que estão a acabar de limpar. Embarque no avião. Nova espera. De quanto tempo? Aproximadamente 50 min. Razão? A razão foi expressa pelo comandante nestes termos: "Lamentamos o atraso. DESTA VEZ deve-se ao atrasado do desembarque e embarque da bagagem." Não pude deixar de sorrir. O pobre do comandante já diz "DESTA VEZ". O desembarque e embarque das malas? 50 min? Estão certamente a brincar com os vossos passageiros. E termina, desta forma, mais uma aventura... a bordo da TAP. Aqui fica o relato, em jeito de crónica, escrita à pressa. Fico a aguardar a vossa reposta. Sem pressas. Aliás uma amiga minha escreveu uma frase no seu blogue que achei curiosa: "A TAP tem um serviço de contacto que se chama Fale Connosco. Eu completaria. Fale Connosco que Nós Não Lhe Ligamos Nenhuma".
Vim mais tarde a saber que a Groundforce está a fazer greve a determinadas horas do dia. Fico a pensar se não foi por motivo de greve que o atraso aconteceu. De qualquer forma, os passageiros poderiam ter sido informados na altura pelo comandante, ou o "fale connosco" já me poderia ter esclarecido.
Contínuo à espera...
Transcrevo para aqui dois comentários que, por enganos foram feitos noutro "post".
ResponderEliminarReflexos disse...
Olá,
Pois é, mas a 'nossa TAP' é a nossa TAP, né?
As outras não são melhores, pelo contrário, a capacidade de 'dar a volta' aos imprevistos é um 'dom' Português, né?
Beijinhos
11 de Julho de 2008 16:36
Alberto Velez Grilo disse...
Olá Cris, as outras não são melhores, é verdade. E, como escrevi no "post", eu gosto muito da nossa TAP...
Só que ultimamente, quando viajo nas low-cost não tenho tido atrasos, embarco nas mangas em Lisboa e, muito importante nos dias que correm, pago bastante menos...
Este assunto das low-cost ainda será debatido aqui no Outras Escritas.
Beijinhos
11 de Julho de 2008 16:56
Ops, enganei-me no post!
ResponderEliminarLow Cost, etá a horas embarca, não está fica em Terra!
Sabia que a EAsyJet vai abrir uma cadera de hotéis Low Cost?