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Mas, infelizmente, nem tudo é bom. A TAP é das companhias europeias com maior número de atrasos e que perde mais bagagens.
Por falar em atrasos, e em dia de aumentos das taxas de combustível nos voos entre Lisboa e o Funchal, partilho convosco o meu último e-mail enviado para o "fale connosco" (0 apoio ao cliente da TAP) há mais de uma semana e para o qual não obtive nenhuma reposta:
Escrevo este e-mail para vos relatar uma situação caricata que me aconteceu num dos vossos voos de Lisboa para o Funchal. A aventura começa em Milão no dia 29/06/2008. Depois de chegar no horário de Atenas num voo da Eagean (em codeshare com a TAP, mas que curiosamente só me permite fazer check in para o Voo Eagean, não sei então qual a vantagem deste codeshare), faço check in para os dois voos seguintes na TAP: o TP 805 às 19.30 de Milão para Lisboa e o TP 1693 às 22.35 de Lisboa para o Funchal. Como tinha uma folga de 1 hora e 20 min em Lisboa, estava relativamente tranquilo. Tinha a certeza que o voo de Milão atrasaria (como sempre) e que o de Lisboa para o Funchal atrasaria (como sempre) logo, não haveria problema, só os eternos atrasos da TAP. Como não tinha bagagem no porão, também tinha a certeza que não corria o risco de perder a mala em Lisboa (como sempre). Começo à procura nos monitores do aeroporto de Milão da porta de embarque para o voo TAP. A porta ainda não estava atribuída. Procuro, novamente. Nada. À hora de saída do voo aparece finalmente o número da porta no monitor e com um atraso para as 20.10. 40 minutos, menos mal. Pensei. Dirijo-me para a porta de embarque, mas verifico que a aeronave ainda não tinha chegado. Ou seja, o atraso teria obrigatoriamente que ser maior que o anunciado. Lá chegou a aeronave. O atraso é actualizado para as 20.25 (55 minutos). Iniciamos o "Taxi way" às 20.35 (1h 05 min de atraso). A desculpa de sempre: "Pedimos desculpa pelo atraso, que se deveu à chegada tardia desta aeronave". De seguida, e num golpe de puro azar, o avião que estava à nossa frente descola, mas já com o TAP alinhado para descolar, abate-se um violenta tempestade. O comandante comunica que os ventos estão cruzados e que é impossível descolar. Aguardamos. A descolagem ocorre cerca de 15 min mais tarde. Chego a Lisboa cerca das 23.30. 10 min antes do horário do voo para o Funchal. Fiquei tranquilo porque costumam ter um veículo à saída do avião para as "short connections" que nos levam directamente para o terminal 2. Desta vez esse veículo destinava-se apenas a passageiros para o voo de Faro. Perguntei pelo voo do Funchal ao funcionário da GroundForce, que me respondeu nada saber. Pensei que o voo estaria atrasado e que teria tempo de chegar ao terminal 1 apanhar autocarro para o terminal 2 e embarcar para o Funchal. Nos monitores do Terminal 1 o voo apenas aparece com partida do Terminal 2. O estado do voo não é visível. Espero mais 10 min no autocarro que me levará ao terminal 2. Qual não é o meu espanto quando a porta de embarque já estava fechada. Desta vez o voo da TAP tinha partido a horas. Depois já sabem o que se passou. Hotel, taxi e reserva para o TP 1615 de 30/06/2008 as 9.25. Chego ao terminal 2 no dia seguinte. O voo está a horas. Afinal, os voos da TAP atrasam menos de manhã. Embarque. Entrada para o autocarro. Primeira espera 15 min. Viagem de autocarro até ao avião. Segunda espera, 10 min, com justificação de que estão a acabar de limpar. Embarque no avião. Nova espera. De quanto tempo? Aproximadamente 50 min. Razão? A razão foi expressa pelo comandante nestes termos: "Lamentamos o atraso. DESTA VEZ deve-se ao atrasado do desembarque e embarque da bagagem." Não pude deixar de sorrir. O pobre do comandante já diz "DESTA VEZ". O desembarque e embarque das malas? 50 min? Estão certamente a brincar com os vossos passageiros. E termina, desta forma, mais uma aventura... a bordo da TAP. Aqui fica o relato, em jeito de crónica, escrita à pressa. Fico a aguardar a vossa reposta. Sem pressas. Aliás uma amiga minha escreveu uma frase no seu blogue que achei curiosa: "A TAP tem um serviço de contacto que se chama Fale Connosco. Eu completaria. Fale Connosco que Nós Não Lhe Ligamos Nenhuma".
Vim mais tarde a saber que a Groundforce está a fazer greve a determinadas horas do dia. Fico a pensar se não foi por motivo de greve que o atraso aconteceu. De qualquer forma, os passageiros poderiam ter sido informados na altura pelo comandante, ou o "fale connosco" já me poderia ter esclarecido.
Contínuo à espera...
Transcrevo para aqui dois comentários que, por enganos foram feitos noutro "post".
ResponderEliminarReflexos disse...
Olá,
Pois é, mas a 'nossa TAP' é a nossa TAP, né?
As outras não são melhores, pelo contrário, a capacidade de 'dar a volta' aos imprevistos é um 'dom' Português, né?
Beijinhos
11 de Julho de 2008 16:36
Alberto Velez Grilo disse...
Olá Cris, as outras não são melhores, é verdade. E, como escrevi no "post", eu gosto muito da nossa TAP...
Só que ultimamente, quando viajo nas low-cost não tenho tido atrasos, embarco nas mangas em Lisboa e, muito importante nos dias que correm, pago bastante menos...
Este assunto das low-cost ainda será debatido aqui no Outras Escritas.
Beijinhos
11 de Julho de 2008 16:56
Ops, enganei-me no post!
ResponderEliminarLow Cost, etá a horas embarca, não está fica em Terra!
Sabia que a EAsyJet vai abrir uma cadera de hotéis Low Cost?