quarta-feira, 30 de julho de 2008

The Star Tracking versus Hi5 e Facebook

Pode ler-se numa notícia da disponível no site da RTP o seguinte texto:
Mais de 800 portugueses com experiência de vida e de trabalho no estrangeiro vão estar reunidos quinta-feira no Campo Pequeno, em Lisboa, para mostrarem o empreendedorismo, a iniciativa e o "talento global português" que existe fora de Portugal.

Organizado pela Odisseia de Talento The Star Tracking, o evento vai contar com a presença do chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Nascido de uma iniciativa privada, o The Star Tracking pretende identificar o talento global português e incentivar a partilha de experiências e informações dessa comunidade com o objectivo de criar valor para o país.

Com a filosofia de que "o que é nacional é bom" e que tem de se valorizar o "ser português", o The Star Tracking proíbe que os seus mais de 15 mil membros falem mal de Portugal.

Iniciativa louvável. Afinal o talento dos portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro deve ser reconhecido e valorizado. O conceito de que os emigrantes portugueses apenas realizam trabalhos "menores" (sem desprestígio para qualquer tido de trabalho) começa a estar ultrapassado. Não nos esqueçamos que, nos idos anos 60 e 70, do século passado, os portugueses procuravam um trabalho no estrangeiro apenas com o objectivo de ter uma vida melhor do ponto de vista financeiro. As qualificações académicas eram diminutas.

Hoje em dia a situação está a alterar-se. No estrangeiro existem muitos jovens portugueses com qualificação superior que procuram evoluir na sua carreira.

Mas, perguntar-me-ão, qual a razão do título deste "post"? O que tem esta iniciativa a ver com o Hi5 ou com o Facebook?

É que o Star Tracking tem também uma rede de contactos na Internet, ou seja, uma rede social, onde os inscritos partilham as suas experiências de vida no estrangeiro.

Continua a notícia da RTP:
Questionado pela Lusa sobre a adesão dos portugueses a este projecto, Tiago Forjaz admitiu que "as expectativas de angariação estão satisfeitas"

"Perspectivámos 18 mil membros no primeiro ano. A rede nasceu em Novembro e está bastante bem encaminhada para isso", afirmou.

No entanto, o responsável lamentou que haja "pouca informação sobre redes sociais".

"Confundem com o Hi5 e Facebook. Há desinformação sobre o que é uma rede social e isso é o nosso maior obstáculo e o nosso maior desafio", concluiu.


Ou seja, o facto de se confundir este tipo de redes sociais com redes como o Hi5 e o Facebook, é um obstáculo ao seu desenvolvimento. Se bem que Tiago Forjaz diz, e muito bem, que é também o maior desafio.

Infelizmente a maioria dos jovens (e menos jovens) vive quase dependente deste tipo de sites cuja utilidade é duvidosa.

1 comentário:

  1. quem quiser ver os vídeos da cerimónia/evento Star Tracking Lisboa pode vê-los neste site:

    http://lugardoconhecimento.wordpress.com/2008/08/01/star-tracking-lisboa-videos/

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas