sábado, 12 de julho de 2008

Os "meninos" e o YouTube

As notícias dos últimos dias sobre um grupo de jovens (entre os 12 e os 16 anos) que na Madeira se "divertiam" a agredir crianças e idosos, filmando essas agressões para posterior disponibilização na Internet em sites como o YouTube, são chocantes e fazem-me pensar.

Segundo a última notícia sobre este assunto, publicada no Diário de Notícias da Madeira de ontem, os vídeos já não estão no YouTube e os jovens estão arrependidos e assustados com as consequências.

Mas será que estes "meninos" que agora estão arrependidos e com medo, não são já "crescidinhos" para pensarem na gravidade dos seus actos?

É que, segundo o que é noticiado, as agressões foram devidamente premeditadas e até incluíram o "fabrico" de complexas substâncias químicas. Escreve o DN Madeira com base numa nota da PSP: "Os menores em causa, de forma organizada e deliberada, preparavam complexas combinações de substâncias químicas e alimentares, de forma a obterem cocktails viscosos e com forte potencial de toxicidade, utilizando seguidamente essas matérias para violentar gratuitamente as suas vítimas na via pública."

O DN Madeira refere ainda que os jovens vão ser presentes a Tribunal de Família e de Menores do Funchal e que as medidas tutelares variam consoante a gravidade dos factos (aferível pelo Tribunal): vão desde a admoestação; reparação ao ofendido; realização de prestações económicas ou de tarefas a favor da comunidade; imposição de regras de conduta; imposição de obrigações; frequência de programas formativos; acompanhamento educativo; e (a mais grave) internamento em centro educativo.

Sou pela realização de tarefas a favor da comunidade. Neste caso estaria indicado o trabalho com crianças e com idosos.

Como sempre, espera-se que este casos sirvam de exemplo para os outros jovens. No entanto, relembro a "famosa" agressão à professora do Carolina Micaelis, que, aparentemente não serviu de lição a ninguém.

Deixo ainda no ar uma pergunta: Porque razão é que o próprio Youtube (refiro este site porque é de longe o mais visto) não proíbe os vídeos violentos à semelhança do que faz com vídeos com pornografia?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas