sexta-feira, 11 de julho de 2008

iPhone lançado em Portugal

O novo iPhone 3G da Apple foi lançado em Portugal com grande pompa e circunstância. Algumas lojas FNAC fizeram o lançamento mesmo à meia-noite a parece que até houve filas para comprar o novo (em Portugal pelo menos) gadget.

Para já, o iPhone vai ser comercializado pelas operadoras Vodafone e Optimus, mas a TMN, aparentemente, já tem prevista a sua comercialização.

Confesso que o iPhone me atrai, uma vez que reúne as potencialidades do iPod com as de um telemóvel de 3ª geração. Será?

Parece que não. A Sábado tem uma reportagem, que até é tema de capa, onde refere que o iPhone 3G não tem vídeo, logo não permite vídeo-chamada, não tem ligação Bluetooth para auricular e, muito grave, não tem MMS.

Ainda não li a reportagem na integra mas, a confirmarem-se as afirmações da Sábado, os comentários dos presidentes da operadoras móveis portuguesas parecem-me um pouco exagerados.

Curiosamente há dois meses atrás estive por razões profissionais, num fórum empresarial em Estocolmo sobre comunicações móveis. Numa das conferências o orador perguntou quantas das pessoas na assistência tinham o iPhone. Cerca de dez pessoas levantaram o braço. Nova pergunta, desta vez somente para os utilizadores do iPhone: quantos deles tinham e usavam um segundo telemóvel. Todos levantaram o braço excepto um. Isto quer dizer alguma coisa, ou não?

Voltarei a este assunto quando tiver dados mais concretos.

4 comentários:

  1. Desconhecia o seu blogue... É sempre bom ver um bloger madeirense!

    o iPhone é muito bom, mas cá ainda não tem a forte concorrência do Blackberry!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. O Outras Escritas inaugurou apenas no dia 10...

    Quanto ao Blackbarry, parece que é moda que não chega a Portugal...

    Aguardemos...

    ResponderEliminar
  3. Este já está na lista dos favoritos. Gosto.
    Quanto ao iPhone (o meu velhinho SHARP de 30€ parece ter mais funcionalidades, e melhor que tudo, faz chamadas), considero meritório o trabalho do departamento de Marketing da Apple e, claro, de Steve Jobs. Conseguiram fazer de um gadjet um objecto de desejo.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela preferência.
    Quanto ao iPhone, cada vez estou mais desiludido... Mas só depois de experimentar (ou tentar) terei uma opinião mais concreta.

    Os interessados podem encontrar mais informação em http://msmobiles.com/news.php/7486.html e http://www.mobilidades.net/2008/07/11/sobre-o-iphone-3g-parabens-aos-novos-proprietarios/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas