terça-feira, 29 de julho de 2008

Finalmente... Uma boa notícia

Finalmente uma notícia que nos dá alguma esperança...

No Jornal de Notícias de hoje:

Combustível pode baixar ainda mais - O preço dos combustíveis em Portugal registou uma redução, na sequência da descida do preço do petróleo, que baixou mais de 20 dólares nas últimas semanas. Os produtores admitem que o crude pode descer ainda mais.

A Galp foi a primeira petrolífera a alterar o preço dos combustíveis, baixando o custo por litro da gasolina sem chumbo 95 em quatro cêntimos e do gasóleo em três cêntimos. Desde a meia-noite, o custo da gasolina sem chumbo 95, na Galp, passou para os 1,473 euros por litro e o gasóleo ficou nos 1,393. Outras companhias, como a BP e a Repsol admitem a acompanhar esta alteração nos preços, prevendo acertos nos próximos dias.

A descida anunciada pela Galp ocorre na sequência de vários dias do preço do crude a descer, mas num dia em que o petróleo subiu. A cotação do barril de Brent, de referência em Portugal, para entrega em Setembro, abriu a 126,15 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,61 dólares do que no encerramento de segunda-feira.

Preço pode baixar para menos de 80 dólares

O presidente da Organização dos Países Exportadores de petróleo (OPEP), considera que os actuais preços do barril acima dos 120 dólares “anormais” e admitiu a possibilidade da sua redução para menos de 80 dólares numa conjuntura favorável.

"Se o dólar continuar a reforçar-se e se melhorar a situação política (relacionada com o Irão), então o preço a longo prazo descerá provavelmente para 78 dólares", referiu Chakib Kheli aos jornalistas, tendência que o presidente da OPEP já tinha admitido no sábado em caso do reforço do dólar e a baixa das tensões geopolíticas.

No caso dos preços continuarem a baixar, Chakib Kheli afasta a hipótese dos países da OPEP reduzirem a produção. "Por que razão reduziriam a produção?", questionou o presidente, acrescentando que os países “continuam a querer garantir uma boa oferta e uma boa procura e responder à procura".

Em menos de duas semanas, o preço do petróleo baixou quase 25 dólares em Londres e Nova Iorque.

1 comentário:

  1. Informo o "anónimo" que deixou um comentário a este "post" que o mesmo foi recusado pelo facto citar um blogue "político".

    O Outras Escritas não tem quaisquer conotações políticas. Tal está patente em todos o "posts" aqui colocados e nos "links" e referências a outros blogues.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas