quarta-feira, 16 de julho de 2008

Obesidade Infantil

Estava, há uns dias atrás, a almoçar uma sopa e um bolo do caco num centro comercial, quando me deparo com uma situação que me deixou boquiaberto. Na mesa ao lado sentaram-se duas mulheres e 3 crianças. Duas delas não deviam ter mais que um ano e a terceira um pouco mais velha mas, certamente, com menos de dois anos.

Uma das mulheres, supostamente uma das mães, ausentou-se por uns momentos para comprar os almoços. Os bebés ficaram a brincar com uns pratos de papel coloridos (do McDonalds, penso eu). Qual não é o meu espanto quando chega a mãe com o que, supostamente, deveria ser o almoço dos bebés. Dois "Happy Meals" do McDonalds.

Claro que crianças tão pequenas não comem hamburgers, pensei. Pois é, não comem "hamburgers", mas comem batatas fritas, constatei.

Os pratos coloridos eram para as batatas. Os "hamburgers" para as mães.

Lembrei-me na altura de ter lido na imprensa, que a Comissão Europeia tinha elaborado uma proposta para aprovação no Parlamento que prevê a criação de um programa de distribuição gratuita de fruta e legumes nas escolas dos 27 estados.

Fiz uma pequena pesquisa pelos "sites" de notícias e pelos blogues que costumo acompanhar e verifiquei que o tema da obesidade infantil está na ordem do dia.

Deparei-me com títulos como estes:

Crianças nos Estados Unidos da América, Malta e Portugal são as que revelam maior excesso de peso

Obesidade infantil vai fazer diaparar diabetes


Obesidade infantil quase imbatível após os 11 anos

Obesidade Infantil: Especialistas estão contra a realização de dietas em idade pediátrica


Portugueses desconhecem iniciativas de prevenção contra obesidade

Obesidade infantil aumenta nas férias do Verão


Plataforma Contra a Obesidade congratula-se com a proposta de distrubuir fruta e legumes nas escolas

Ao ler estas notícias, constato que realidade portuguesa no que diz respeito à obesidade infantil, ou mesmo à obesidade em geral, é preocupante.

A iniciativa da Comissão Europeia é de louvar, mas o problema não está na escola. O problema está em casa. Está na forma como os pais educam os filhos no que diz respeito à alimentação. Claro que uma criança vai preferir almoçar batatas fritas em vez de sopa de legumes ou peixe. Mas, porque se dá a provar batatas fritas a uma criança com um ano? Porque se deixa que as crianças comam somente o que lhes apetece, quando lhes apetece e na quantidade que lhes apetece?

Dá que pensar...


2 comentários:

  1. Hoje vi no centro comercial um miúdo, que ao olhar para ele, só me ocorreu a seguinte pergunta:
    Com esta idade, como teve ele tempo de comer o suficiente para ficar assim?
    Não compreendo...

    ResponderEliminar
  2. Deviam comer como eu... muuuuuuuuuuuito e bem... carne ou peixe.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas