quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama eleito presidente dos EUA

Do Jornal de Notícias

O democrata Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos. A vitória foi anunciada pelas televisões norte-americanas às 4:00 horas de Portugal Continental. Barack Obama torna-se no primeiro presidente negro na história dos EUA.

Com a vitória de Barack Obama, cumpre-se o sonho de Martin Luther King e de todos os que lutaram pelos direitos civis nos Estados Unidos da América.

O senador do Ilinois chega aos 47 anos à chefia da maior economia do mundo, após uma campanha eleitoral onde era considerado o grande favorito para vencer nos Estados ganhos pelo democrata John Kerry em 2004.

A noite eleitoral começou com as primeiras projecções a darem a vitória ao candidato republicano, John McCain, no estado do Kentucky, que elege oito elementos para o Colégio Eleitoral, enquanto Barack Obama, o candidato democrata, vencia no Vermont, que elege três grandes eleitores. Mas a sorte republicana ficou-se por aí.

Daí em diante, os números da grande noite norte-americana passaram a pender rapidamente para o lado democrata. Às 4.20 horas, Obama já possuía uma vantagem de cerca de 2,6 milhões de votos expressos nas urnas e podia já contar com 297 grandes eleitores no Colégio Eleitoral, contra 139 do seu adversário.

Certa é também a maioria conquistada pelos democratas no Senado e no Congresso norte-americano.

Pouco depois de conhecidos os resultados no Ohio e na Pensilvânia, a euforia apoderou-se de milhares de apoiantes de Barack Obama, reunidos num parque em Chicago.

O número de apoiantes de Obama que se deslocou ao parque foi superior ao esperado, situação que obrigou as autoridades locais a desviarem a população para outros locais.

Estas foram as mais participadas eleições presidenciais de sempre, esperando-se que cerca de 130 milhões de norte-americanos tenham corrido às urnas.

O senador do Illinois toma posse a 20 de Janeiro como Presidente dos EUA, 145 anos depois de Abraham Lincoln abolir a escravatura.

Vitórias confirmadas por Estados:

OBAMA

Connecticut Delaware Illinois Iowa Maine Maryland Massachusetts Michigan Minnesota New Hampshire New Jersey New Iorque Novo México Pensilvânia Rhode Island Vermont Washington DC Wisconsin Ohio
MCCAIN
Alabama Arkansas Carolina do Sul Dakota do Norte Geórgia Kansas Kentucky Luisiana Oklahoma Mississípi Tennessee Texas Utah Virgínia Ocidental Wyoming

In Jornal de Notícias

3 comentários:

  1. Yes we can.


    É incontornável a influência dos EUA na economia e na política mundiais e por isso espero sinceramente que esta eleição traga a tão esperada mudança que toda a gente anseia, depois destes 8 anos desastrosos da administração Bush.

    ResponderEliminar
  2. Viva a Barak Obama!
    É um momento incrível, histórico para os Estados Unidos e para o MUNDO.
    A esperança, para um Mundo melhor.

    ADEUS BUSH... o mundo ficará melhor sem você!

    ResponderEliminar
  3. Realmente sinto uma satisfação na minha pessoa, por ver tão gloriosa vitória de Obama.
    Espero que Obama não desaponte as pessoas que apostaram na sua eleição e que o apoiaram.
    Espero também que seja um "verdadeiro" Presidente e que encaminhe o Mundo para a Paz.
    Acho que isso actualmente será mais importante.
    Parabéns ao Obama por esta grandiosa vitória a qual me põe muito feliz.
    O Bush já era e já foi e ainda bem. :)

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas