O concerto em Lisboa será diferente daquilo que Cesária Évora tem feito, já que se tentará recriar o ambiente das sessões que a cantora gravou quanto tinha vinte anos para a Rádio Barlavento, no Mindelo, Cabo Verde.

Em palco, Cesária Évora estará acompanhada de um grupo de músicos escolhidos de propósito para este concerto, entre os quais o guitarrista Armando Tito que participou nas gravações feitas nos anos 1960 em Cabo Verde.

O álbum "Rádio Mindelo", a editar pela Lusáfrica, reúne 22 coladeras recuperadas de bobinas gravadas pela Rádio Barlavento entre 1962 e 1964 e que registam o começo da carreira de Cize, na altura com 20 anos.

À época alguns temas foram editados em formato 45 rotações, mas a maioria das músicas são inéditas em registo discográfico, grande parte compostos por Frank Cavaquim e Gregório Gonçalves (Ti Goy), que apadrinhou o começo da carreira de Cesária Évora.

De "Rádio Mindelo" fazem parte temas como "Cize", "Terezinha", "Sangue di Beirona" e "Caminho de São Tomé".

No "booklet" que acompanha a edição de "Rádio Mindelo", a Lusáfrica sublinha "o prazer de descobrir a voz 'jovem' de Cesária, onde podemos reconhecer o fraseado, as entoações e essa suavidade que ela conservou até hoje e que constituem uma das razões do seu extraordinário sucesso".

Depois de recuperada do leve acidente vascular cerebral, Cesária Évora actuou este ano na Rússia e nos Estados Unidos, mas reduziu o número de concertos durante o Verão por ordem médica.

A cantora, natural do Mindelo, na ilha de São Vicente, tornou-se internacionalmente conhecida há vinte anos com a edição do álbum "La Diva aux pieds nus" (1988).

Desde então Cesária Évora já editou mais de uma dezena de álbuns, estando incluída em várias colectâneas de "world music" e sendo considerada pela crítica especializada "a rainha da morna", canção tradicional cabo-verdiana.

Em 2004, venceu o Grammy de "Melhor Álbum World Music Contemporâneo" com "Voz d'Amor".

Cesária Évora é embaixadora de boa vontade da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e foi condecorada, no ano passado, pelo então Presidente francês Jaques Chirac com a Legião de Honra de França.

In SIC