sábado, 8 de novembro de 2008

Notícia em Destaque - Filme "Blindness" baseado em obra de Saramago apresentado hoje em ante-estreia nacional no Funchal

Da Visão:

O filme de Fernando Meirelles, "Blindness", baseado no livro de José Saramago "Ensaio Sobre a Cegueira", tem lotação esgotada hoje no teatro municipal Baltazar Dias no início do IV Festival de Cinema do Funchal

Esta película é assim apresentada cinco dias antes da estreia nacional e não deverá chegar às salas de cinema da Madeira.

O festival de cinema funchalense é organizado pela Plano XII, apoiado pela empresa Funchal 500 Anos, e tem como objectivo principal dar aos amantes da sétima arte na região a possibilidade de verem filmes que são afastados dos circuitos comerciais.

O programa começa com a exibição do documentário de Rob Stewart "sharkwater", estando previstas as apresentações de cerca de três dezenas de filmes até 15 de Novembro.

Em curso estão dez películas: "Tricks" e "Strawberry Wine" (Polónia), "Im'M from Titov Veles" (Macedónia), "Kino Lica" (Croácia), "A Via Láctea" (Brasil), "The Icebomb" (Alemanha), "Of Parents and Childre" (República Checa), "Estômago" (co-produção brasileira e italiana), "Lonely Tunes of Tehran" (Irão) e "For My Father" (Israel), candidatos aos galardões para Melhores Filme, Actor e Actriz, Realizador, prémio especial do público e do júri.

A ante-estreia nacional da longa-metragem de João Botelho, "A Corte do Norte", filmada em 2008 no norte do país e na Madeira, será outro ponto alto do evento que contará com a presença da actriz italiana Claudia Cardinale na gala de encerramento para receber o prémio carreira do Festival funchalense.

Com o objectivo de promover e incentivar criadores na Madeira acontecerão duas "Premiéres", uma competitiva, à qual concorrem oito curta-metragens, e outra incluindo a apresentação de dois documentários feitos na região.

Numa aposta de interacção com o público, acontecerá o primeiro Festival de Microfilmes, que permite à população participar com registos de pequenos apontamentos em telemóvel, sendo que quinze trabalhos serão projectados a 13 de Novembro e estarão disponíveis no sítio do Diário de Notícias do Funchal.

O programa de nove dias integra ainda conferências, apresentações e debates e tem um orçamento estimado nos 115 mil euros.

In Visão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas