segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Martinho Lutero

No dia 10 de Novembro de 1483 nascia na Alemanha, Martinho Lutero

Da Infopédia:
Pregador, erudito bíblico e linguista alemão, nascido em 1483 e falecido em 1546, as suas 95 teses (em latim) constituíram um ataque aos vários abusos da Igreja Católica Romana (remissão e punição dos pecados) e precipitaram a Reforma Protestante. Quando foram traduzidas para alemão, provocaram imediatamente um debate alargado. Levou à Reforma da doutrina medieval e ao crescimento das igrejas protestantes. O Luteranismo é hoje a religião mais praticada em países como a Alemanha, a Suécia e a Dinamarca.

Martinho Lutero. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2008. [Consult. 2008-11-09]

1 comentário:

  1. Grande Homem, foi este que lutou pela igualdade religiosa. Que se impôs contra a Igraja Madre Católica Apostólica Romana.
    Foi aquele que lutou contra a "santa" Inquisição.
    Foi um dos principais que era católico sacerdote, renunciou a sua ordenação como sacerdote e fundou a sua própria religião que é a Luterana, a qual,me identifico.
    Não sou Luterano mas as ideias que defendem são parecidas com a idiologia que partilho como também a Anglicana de Henrique VIII. A qual um dos pontos é que a Mulher pode ser ordenada sacerdotiza, os sacerdotes podem casar e acho que a Igreja Católica devem aceitar todas as pessoas como são não julgado os outros e muito menos os condenar.
    Para mim, a Igreja Católica Romana deve ser mais aberta, às mulheres, aos homossexuais,pois aquilo que ela mais critica é aquilo que ela mais tem, e os sacerdotes deviam optar por se casarem ou não.
    Só assim que a Igreja ia ter mais Cristãos a participar nas Eucaristias Dominicais e nem só.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas