De acordo com um estudo promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com as TIC "é possível não só cumprir os compromissos decorrentes do Protocolo de Quioto como também as metas para 2020 acordadas pelo Conselho Europeu de Março de 2007".

O objectivo fixado pela União Europeia é conseguir reduzir em 15% os gases de efeito de estufa até 2020.

"Portugal pode posicionar-se competitivamente em vários segmentos da nova economia de baixo teor de carbono", diz o estudo "Smart Portugal 2020", que vai ser hoje apresentado no 18º Congresso das Comunicações.

O estudo destaca três áreas em que existe "maior potencial de redução de emissões" de gases de efeito de estufa e que, por isso, "proporcionam as oportunidades mais interessantes de negócio a empresas portuguesas".

O sistema eléctrico é uma das áreas onde as TIC podem ter uma influência positiva , permitindo reduzir perdas nas redes de transporte e distribuição, introduzindo mecanismos eficazes de gestão global da procura de energia e aumentando a penetração da produção de electricidade a partir de fontes renovavéis.

Outra área de intervenção pode ser a dos transportes, onde as TIC tornam possível uma gestão mais eficaz do tráfego e do estacionamento "proporcionando incentivos adequados ao desenvolvimento de um novo modelo de mobilidade", ao mesmo tempo que "a banda larga permite soluções de colaboração à distância" que reduzem a necessidade de viagens.

As TIC permitem também gerir mais eficazmente o consumo de energia nos edifícios, em particular no sector dos serviços.

In SIC