quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Notícia em Destaque (II) - 'Low cost' Ryanair estuda destino Madeira

Lê-se no Diário de Notícias da Madeira:

A possibilidade da companhia aérea de baixo-custo, Ryanair, voar para a Madeira num futuro próximo, foi um dos temas discutidos, esta segunda-feira, pelo secretario de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, nas reuniões que manteve, em Londres, com responsáveis da empresa irlandesa.

O governante, que se deslocou a Londres para participar na abertura do World Travel Market, uma das maiores feiras de turismo do mundo, afirmou ao DIÁRIO que colocou essa questão aos responsáveis da companhia aérea, e que estes mostraram interesse e prometeram estudar o assunto. "A Ryanair e a Easyjet evitam explorar as mesmas rotas, mas sugeri que a Madeira fosse um destino a considerar, e a Ryanair nao descartou essa hipótese. Esta tudo em aberto", afirmou Bernardo Trindade.


Neste momento, a Ryanair faz doze ligações aéreas com a cidade do Porto, e outras nove para Faro, pelo que o Funchal pode também ser uma possibilidade no futuro.

O secretario de Estado do Turismo esteve, na parte da tarde, na abertura da feira e manteve reuniões, para alem da Ryanair, com os operadores turísticos Tui e Thomas Cook. "A grande questão levantada hoje pelos empresários, e de quando e que acaba a recessão, mas o governo britânico tomou medidas importantes para relançar a economia", disse.


A moeda britânica esta fragilizada, e ha alguma perplexidade em relação ao futuro, pelo que 2009 poderá ser um ano difícil para o sector do turismo. Por outro lado, as linhas aéreas continuam a crescer e, segundo Bernardo Trindade, há que apostar no desenvolvimento de relações de proximidade e de confiança com os operadores turísticos. "O Turismo de Portugal está a tentar antecipar as tendências, temos que ter relações de cumplicidade para poder fazer a diferença".

Apesar do abrandamento, em termos de procura pelos britânicos, do destino Portugal, o responsável pelo Turismo português deu o exemplo da Madeira, que continua com um crescimento exponencial, devido a abertura das ligações aéreas com Bristol e Stansted, "ha um crescimento de 30 por cento, e a Madeira e a Região turística do país que mais cresce em 2008", referiu. Dai que Bernardo Trindade não aceite a ideia de que a Região esteja a ser discriminada, em relação aos Açores. "Saiba a Madeira aproveitar o investimento político, é injusto falar de discriminação. A liberalização foi importante, e a Easyjet está já a corrigir os erros iniciais, agora existem preços muito mais competitivos", acrescentou ao DIÁRIO.

Importante para a Madeira

A atribuição de um prémio ao Grupo Pestana, por parte das principais publicações do Global Media Network, foi também enaltecida por Bernardo Trindade. Um prémio que distingue a contribuição do Grupo Pestana, o maior grupo hoteleiro nacional, para a qualidade do turismo em Portugal. "E, naturalmente, importante para a Madeira, dado que e um grupo madeirense, e que vão abrir, dentro de seis meses, um nova unidade hoteleira em Londres.


Bernardo Trindade falou ao DIÁRIO na embaixada de Portugal em Londres, à margem de um jantar oferecido pelo embaixador português, António Santana Carlos, onde estiveram reunidos responsáveis pelo turismo de Portugal, e pelo stand de Portugal na feira, assim como os representantes da comunicação social.


In Diário de Notícias da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas