China, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Argélia, Marrocos, Tunísia e 15 países do Médio Oriente, entre os quais o Egipto, Emirados Árabes Unidos, Líbano e a Arábia Saudita, garantiram já a distribuição do filme, que se baseia na vida da mais internacional voz portuguesa.

As vendas internacionais realizaram-se no American Film Market (AFM 2008) que encerrou quarta-feira em Los Angeles, e onde a Valentim de Carvalho Multimédia, distribuidora do filme, esteve representada, refere a mesma nota.

"Além dos contratos já garantidos, 'Amália, o Filme' despertou um elevado interesse por parte de distribuidores presentes no AFM 2008, estando em curso negociações com o Brasil, França, Itália, Estados Unidos, Espanha, Israel e Japão", adianta a mesma nota.

A fadista actuou e tinha legiões de fãs em todos estes países, aos quais se deslocava em digressões com regularidade.

A internacionalização do filme foi um dos objectivos definidos pelo produtor Manuel S. Fonseca, que considera "surpreendente o furor que o filme fez junto mercados tão competitivos".

"As nossas perspectivas de internacionalização, neste momento, não podiam ser mais optimistas", acrescentou.

O produtor realça o facto de se tratar "da pré-compra de um filme português, com base num trailer de dois minutos, num mercado ameaçado pela crise mundial".

A longa-metragem, co-produzida pela Valentim de Carvalho Filmes e pela RTP, é protagonizada pela estreante Sandra Barata Belo, 29 anos, que encarna Amália Rodrigues, falecida há nove anos.

"Este é um filme comercial, mas acho que tem coisas interessantes, acho que serve a um público alargado, acho que serve aos eruditos e serve ao senhor da mercearia que sempre gostou da Amália. É um filme sobre a fadista, portanto é um filme para as pessoas irem ver", disse a actriz em entrevista à agência Lusa.

Da fadista, Sandra Barata Belo estudou os gestos, o comportamento, a cadência do canto e da fala, descobriu-lhe a timidez e a insegurança e as variações entre a alegria e a tristeza nos anos que o filme abrange, entre 1950 e 1980.

A actriz leu ainda biografias, recortes de imprensa e testemunhos escritos, viu filmes e documentários e falou com Estrela Carvas, que foi secretária e confidente de Amália.

Sandra Barata Belo lidera um elenco de 45 actores, entre os quais Carla Chambel, no papel de Celeste Rodrigues, Leonor Seixas, Betinha, outra das irmãs de Amália, e António Pedro Cerdeira, como o banqueiro Ricardo Espírito Santo.

Ana Padrão (mãe de Amália), Ricardo Carriço (César Seabra, o último marido de Amália), João Didelet (José Carlos Ary dos Santos), Ricardo Pereira e Susana Mendes são outros nomes do elenco.

In SIC