quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Notícia em Destaque - Exploração sexual de crianças: «é preciso acabar com a hipocrisia»

Dados chocantes na abertura do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Lê-se no IOL Portugal Diário:

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu uma «posição muito forte» para combater a exploração sexual infanto-juvenil e acabar com a impunidade.

No seu discurso de abertura do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio de Janeiro, Lula afirmou que a exploração sexual é um dos temas mais importantes para a humanidade e que «não pode ser tratado com hipocrisia».

«É preciso uma legislação dura, é preciso acabar com a impunidade. Há um outro ingrediente além do económico, é o processo de degradação a que está submetida a humanidade», reforçou Lula da Silva, destacando que a exploração sexual não deve ser vista «apenas como uma questão de pobreza».

«Muitas vezes uma criança de 10, 12 ou 14 anos é levada a vender seu corpo atrás de um prato de comida, mas os que se utilizam essa criança têm poder aquisitivo», comentou.

Lula considerou que, para além do lado económico, o abuso sexual faz parte de «um processo de degradação da humanidade».

Educação sexual

O chefe de Estado brasileiro defendeu a educação sexual de crianças a partir de 10 anos nas famílias e nas escolas.

«É preciso convencer os pais no Mundo inteiro de que a educação sexual dentro de casa é uma obrigação tão importante quanto dar comida todos os dias à criança», assinalou.

A violência sexual, salientou, «é um tema crucial que não tem cor, classe social e que não tem idade».

O chefe de Estado brasileiro destacou ainda a necessidade de acabar com a «hipocrisia religiosa de não permitir que temas importantes como esses sejam tratados à luz do dia».

Todos os anos 1,8 milhões de crianças e adolescentes são vítimas de abuso sexual ou exploração

Na cerimónia, a directora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Anne Veneman, destacou que a exploração sexual de crianças acontece em todo o Mundo e que «nenhum país é imune».

Dados das Nações Unidas revelam que todos os anos 1,8 milhões de crianças e adolescentes são vítimas de alguma forma de abuso sexual ou exploração.

«Sabemos que as meninas são particularmente vulneráveis», entretanto, sublinhou que os meninos também estão a sofrer abusos.

Segundo a responsável da UNICEF, meninas grávidas que dão à luz antes de alcançarem os 15 anos têm cinco vezes mais hipóteses de morrer como consequência do parto.

Lula da Silva aprovou terça-feira a lei que regulamenta crimes de pedofilia na Internet, aprovado pela Câmara a 11 de Novembro. A lei estabelece punições mais rigorosas contra a pornografia infantil e crimes de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes na Internet.

O Brasil é o quarto país no ranking de consumo de pedofilia no Mundo, segundo a Polícia Federal brasileira.

In IOL Portugal Diário

3 comentários:

  1. Pois ao ler esta noticia, lembrei de um episódio que acontece muitas vezes nas nossas vidas e nos nossos dias.
    Partilho convosco um exemplo que me impressionou há algum tempo atrás com uma criança (agora um jovem), foi ela própria que me contou e eu fiquei chocado, pois passo a dizer, que a criança tinha cinco anos, quando foi abusado por um homem e esse homem era amigo da família, ou seja, a criança estava com fome e fizeram uma coisa desde género: o violador dava-lhe uma bolachas em troco de sexo, e aproveitou-se de uma criança de cinco anos, que estava a morrer à fome para um abuso sexual.
    Agora essa criança esta crescida e está a lidar bem com a situação mas é complicado ver o que acontece a outras crianças indefesas com necessidades.
    Um apelo que faço é que acabem de uma vez por todas, com os violadores, e que vejam que estão a prejudicar uma criança que devia aproveitar os seus anos de infantilidade.
    Alberto dou-lhe os meus parabéns por publicar esta noticia e fazer referência a este problema de pedofilia e de exploração, como aconteceu com um amigo meu, também acontece com muitas crianças, infelizmente.
    Com os meus melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Ricardo

    Obrigado por ter partilhado aqui no Outras Escritas o que se passou com o seu amigo.

    Confesso que fiquei chocado com a situação. Às vezes pensamos que este tipo de crimes, sim são CRIMES, estão tão afastados de nós e afinal estão tão próximos.

    Felizmente que o seu amigo recuperou, embora, na minha opinião, a situação que ele viveu tenha deixado deva ter deixado sequelas para toda a sua vida.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto, concordo inteiramente consigo ao dizer que aquilo que aconteceu com o meu amigo, deixe sequelas para toda a vida, a qual também, é dificil de aceitar aquilo que aconteceu, quer dizer, eu acho que uma pessoa nunca recupera de uma violação, mas ele tenta conformar-se, pois já passou e não pode fazer nada, apenas aceitar, a qual é muito dificil, mas pronto ele caminha e tenta esquecer o seu passado.
    Um grande Abraço para si.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas