sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Claude Monet

No dia 14 de Novembro de 1840 nascia o pintor impressionista Francês, Claude Monet.

Da Infopédia:
Pintor impressionista francês, nascido a 14 de Novembro de 1840, em Paris, Claude Monet veio a tornar-se o líder do movimento impressionista. Em 1859 iniciava os seus estudos de arte, embora passando a maior parte do tempo no café juntamente com outros artistas e intelectuais. As novas descobertas no domínio da óptica apaixonaram Monet e os seus amigos e conduziram-nos para o ar livre, onde procuravam captar a luz e a atmosfera nos seus aspectos mais fugidios: o tremeluzir da água, um movimento das folhas, a passagem de uma nuvem. Uma estadia em Londres na companhia de Pissarro e Sisley pode ter determinado definitivamente o percurso do Impressionismo. A luz difusa londrina exerceu uma grande fascinação sobre os três. Na Primavera de 1874 fizeram uma exposição colectiva. Entre os participantes contavam-se Paul Cézanne, Auguste Renoir, Edgar Degas, Sisley e Pissarro. Nesta época, o grupo passou a ser conhecido pelo termo "impressionista", utilizado com uma conotação depreciativa numa crítica a uma paisagem de Monet, Impressão: Sol Nascente. Depois de inúmeras dificuldades, só em 1886 Monet pôde ver o seu trabalho recompensado financeiramente. Na década de 90, a Catedral de Ruão foi o modelo para uma série de quadros em que a mesma imagem era reconstituída, variando a atmosfera, a luz, a sombra, a estação do ano. Em 1892 instalou-se em Giverny, criando um jardim que serviu de inspiração a muitas das suas telas e aos famosos Nenúfares. Das viagens a Inglaterra e a Itália nos princípios do século resultaram as séries sobre o Tamisa e os canais e as catedrais de Veneza. Monet morreu a 5 de Dezembro de 1926 em Giverny, na propriedade mais tarde considerada monumento nacional. De uma certa maneira, foi o mais fiel à estética impressionista, procurando captar em toda a sua obra o perpétuo movimento da luz na natureza. Isto correspondia à utilização de pequenas manchas separadas, que no conjunto restituíam toda a luminosidade do instante. Justapunha as cores tal como saiam do tubo, e o seu gesto tornou-se cada vez mais livre e fluido, de tal modo que as últimas telas foram consideradas por muitos críticos como meros esboços.

Claude Monet. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2008. [Consult. 2008-11-14]

2 comentários:

  1. Confesso não ser o meu pintor preferido, apesar de gostar de muitos dos seus quadros. Talvez por preferir a aguarela.
    Não sei se conhece as obras de Carlos Luz (pintor madeirense a residir em Lisboa). Recomendo vivamente uma espreitadela às suas aguarelas, autênticos retratos das paisagens da ilha (e não só).

    ResponderEliminar
  2. Também não é dos meu pintores preferidos.

    Devo confessar que a pintura em geral não das formas de arte que mais me apaixonam. Quando olho para um quadro apenas sei dizer se me agrada ou não.

    Claro que tenho alguns pintores que são uma referência para mim. Gosto de pintura abstracta,dos cubistas e dos surrealistas.

    Carlos Luz não conheço, mas prometo actualizar-me sobre o seu trabalho.

    Obrigado Henrique

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas