quarta-feira, 15 de abril de 2009

Notícia em Destaque - Objectos do Titanic em exposição em Lisboa

Lê-se no IOL Portugal Diário:

Mais de duzentos objectos recuperados do Titanic, o navio que se afundou há 97 anos no Atlântico, vão ser revelados ao público português numa exposição a inaugurar em Maio em Lisboa, disse o promotor à agência Lusa.

A exposição, intitulada «Titanic ¿ The Artifact Exhibition», estará patente no Espaço Rossio, uma área expositiva com mais de mil metros quadrados localizada na Estação do Rossio e que se estreia com esta mostra.

«A exposição retrata ambientes diferentes do Titanic, terá objectos reais resgatados do fundo do mar e recriações fidedignas do navio, como um camarote de primeira classe», explicou José Cardoso.

Do luxuoso navio, que se afundou a 15 de Abril de 1912 ¿ cumprem-se hoje 97 anos ¿, serão mostrados pela primeira vez em Portugal cerca de 230 objectos, como peças de vestuário, joalharia e uma garrafa de champanhe intacta.

Segundo José Cardoso, a exposição contará ainda a história real dos passageiros, as expedições feitas ao fundo do mar onde o Titanic se afundou e relatará o que aconteceu naquela noite e madrugada de Abril de 1912.

Além da recriação de alguns dos espaços do navio, no Espaço Rossio será ainda simulado um iceberg com gelo real.

Esta é uma exposição para quem tem um «fascínio pela época do início do século [XX], pelo fenómeno da emigração para os Estados Unidos, pela criação das grandes metrópoles e pela própria história do Titanic», assinalou José Cardoso.

Vista por mais de 18 milhões de pessoas

«Titanic ¿ The Artifact Exhibition», que estará patente em Lisboa durante pelo menos três meses, já passou por cerca de 70 cidades e foi visitada por mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo.

A mostra é organizada pela empresa RMS Titanic Inc., que detém os direitos de recuperação e preservação dos mais de cinco mil objectos resgatados do Titanic, submersos a 3.800 metros no Atlântico Norte.

O navio transatlântico Titanic afundou-se nas águas do Atlântico Norte na viagem inaugural, com destino a Nova Iorque, depois de ter chocado com um iceberg, causando a morte de 1.500 pessoas.

Considerado na altura o maior navio de passageiros do mundo, o Titanic significou também uma das maiores tragédias marítimas do século XX.

In IOL Portugal Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas