sexta-feira, 3 de abril de 2009

Notícia em Destaque - Baleia azul na Madeira

Lê-se no Diário de Notícias da Madeira que foram avistadas duas baleias azuis nos mares da Região.

Parece-me, no entanto, que existe um erro na notícia quando se afirma que "A baleia azul é o maior animal que alguma vez existiu à face da terra". Então e os Dinossauros?

Correcção (4/4/2009): Com um agradecimento à Ana Mendonça, rectifico o meu comentário anterior.

"Quem pensa que o maior animal conhecido na Terra foi algum dinossauro está muito enganado: ele ainda existe e é a baleia-azul (Balaenoptera musculus). É o que informa o biólogo Guilherme Domenichelli, do Zoológico de São Paulo." in http://noticias.terra.com.br


Os cerca de vinte turistas que, anteontem, optaram por uma saída de catamarã, deram, certamente, o tempo como bem empregue, pois tiveram a oportunidade de avistarem duas baleias azuis, uma das espécies mais raras nos mares da Região.
Carlos Silva, o 'skipper' do catamarã 'Sea the Best' descreveu ao DIÁRIO a experiência vivida na tarde de anteontem, considerando-a como "a mais empolgante" ao nível dos avistamentos de baleias. "O primeiro avistamento ocorreu por volta das 16.15 horas quando navegávamos a cerca de 4,5 milhas a Sul do Garajau. Fomos alertados para a presença da baleia, pois vimos um enorme sopro, que calculo ter atingido uma altura de 10 metros. Já com os motores parados, ficámos todos muito surpreendidos, pois a baleia começou a aproximar-se do catamarã até a uma distância de cinco metros. Os cerca de 20 turistas a bordo ficaram maravilhados com os avistamentos. Foi fenomenal observar a baleia a mergulhar e vê-la, passados cinco a 10 minutos, regressar à superfície. Ela nadava em círculos e à medida que submergia afastava-se cada vez mais da costa. Devia medir um 27 metros. Depois, na viagem de regresso ao Funchal os turistas ainda tiveram oportunidade de avistar golfinhos, tartarugas e duas baleias comuns", concluiu. Museu da Baleia notificado do avistamento Luís Freitas, director do Museu da Baleia, confirmou ao DIÁRIO os avistamentos de duas baleias azuis nos mares da Madeira. "A chegada ao Museu da Baleia da informação da presença de baleias azuis - "Balaenoptera musculus" - frente ao Garajau, no dia um de Abril, soou-me, inicialmente, a peta, pois são acontecimentos muito raros. Os relatos partiram das embarcações de observação de cetáceos, dando conta do avistamento destes animais a meio da tarde. Sobre estas baleias, de salientar que o primeiro registo desta espécie nas águas da Madeira remonta ao ano 1964 quando foi observada e seguida pelos baleeiros na costa Sul da Madeira. De então para cá as observações da baleia azul têm sido esporádicas, com 2 observações nos últimos 15 anos, a ultima das quais em 2004. O avistamento desta espécie é sempre um acontecimento digno de registo, pois trata-se de uma espécie rara nas águas da Madeira, rara no oceano Atlântico, com uma população estimada em não mais de 500 a 1.000 exemplares. A baleia azul é o maior animal que alguma vez existiu à face da terra, podendo atingir os 30 metros de comprimento (equivalente a um avião Airbus A320) e um peso de 120 toneladas. A observação de duas baleias azuis e duas baleias comuns frente ao Garajau na tarde de ontem, bem como o aumento nos últimos anos do avistamento de outras espécies de baleias e golfinhos são demonstrativos da importância das águas do arquipélago da Madeira para este grupo de animais", disse.
In Diário de Notícias da Madeira

3 comentários:

  1. Espero sinceramente que o número destes majestosos animais aumente e fiquem tranqüilos no mar porque o mar é deles. Confesso que era capaz de ficar um pouco intimidado se estivesse na água perto de um bicho destes.

    ResponderEliminar
  2. "Quem pensa que o maior animal conhecido na Terra foi algum dinossauro está muito enganado: ele ainda existe e é a baleia-azul (Balaenoptera musculus). É o que informa o biólogo Guilherme Domenichelli, do Zoológico de São Paulo." in http://noticias.terra.com.br

    Ana Mendonça

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Mendonça.

    Obrigado pela informação. Vou já corrigir a notícia.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas