segunda-feira, 20 de abril de 2009

Notícia em Destaque - Blogue de Saramago editado em livro

Já referi aqui no Outras Escritas, o blogue de José Saramago.

Agora os textos vão ser editados em livro.

No IOL Portugal Digital:
Os textos que o escritor José Saramago publicou no seu blogue na Internet, desde Setembro de 2008, foram reunidos em «O Caderno», livro que será editado na quinta-feira, Dia Mundial do Livro, avança a Lusa.

A obra, que terá uma tiragem de cinco mil exemplares, é uma edição conjunta da Editorial Caminho e da Fundação José Saramago.

«O Caderno» reúne textos publicados ao longo de seis meses num blogue, que José Saramago inaugurou a 17 de Setembro de 2008.

«Caderno de Saramago não é um livro de crónicas jornalísticas, é um livro de vida», escreve Pilar del Río, mulher do escritor, no site da Fundação José Saramago.

Blogue «Palavras para uma cidade»

Saramago iniciou o blogue com «Palavras para uma cidade», uma carta de amor a Lisboa, como o próprio admitiu.

Seguiram-se mais de uma centena de opiniões, pensamentos, relatos sentidos, humorados e cáusticos sobre a actualidade política internacional, onde entram Barack Obama e Sarkozy, mas também os seus escritores favoritos e «tantos lutadores pacíficos que conseguiram mudar o mundo ou o estão tentando», sublinhou Pilar del Río.

De George W. Bush, Saramago refere a «inteligência medíocre, ignorância abissal, expressão verbal confusa e permanentemente atraída pela irresistível tentação do puro disparate».

Ao escritor Gonçalo M. Tavares, um dos «expoentes mais qualificados e originais» da nova geração de romancistas, José Saramago vaticinou um Nobel da Literatura daqui a trinta anos.

No total, são «seis meses de cartas inteligentes para leitores inteligentes, sem artifícios e com tudo o que tem para dizer», remata a mulher de Saramago na nota de apresentação ao livro.

«O Caderno» em quatro línguas

Em Maio, «O Caderno» será editado em catalão e castelhano, seguindo-se, depois do Verão, uma edição em italiano e posteriormente em inglês, nos Estados Unidos e Reino Unido.

De acordo com a Fundação José Saramago e a Editorial Caminho, não está prevista, para já, qualquer apresentação formal do livro em Portugal com a presença do escritor.

In IOL Portugal Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas