Agora os textos vão ser editados em livro.
No IOL Portugal Digital:
Os textos que o escritor José Saramago publicou no seu blogue na Internet, desde Setembro de 2008, foram reunidos em «O Caderno», livro que será editado na quinta-feira, Dia Mundial do Livro, avança a Lusa.
A obra, que terá uma tiragem de cinco mil exemplares, é uma edição conjunta da Editorial Caminho e da Fundação José Saramago.
«O Caderno» reúne textos publicados ao longo de seis meses num blogue, que José Saramago inaugurou a 17 de Setembro de 2008.
«Caderno de Saramago não é um livro de crónicas jornalísticas, é um livro de vida», escreve Pilar del Río, mulher do escritor, no site da Fundação José Saramago.
Blogue «Palavras para uma cidade»
Saramago iniciou o blogue com «Palavras para uma cidade», uma carta de amor a Lisboa, como o próprio admitiu.
Seguiram-se mais de uma centena de opiniões, pensamentos, relatos sentidos, humorados e cáusticos sobre a actualidade política internacional, onde entram Barack Obama e Sarkozy, mas também os seus escritores favoritos e «tantos lutadores pacíficos que conseguiram mudar o mundo ou o estão tentando», sublinhou Pilar del Río.
De George W. Bush, Saramago refere a «inteligência medíocre, ignorância abissal, expressão verbal confusa e permanentemente atraída pela irresistível tentação do puro disparate».
Ao escritor Gonçalo M. Tavares, um dos «expoentes mais qualificados e originais» da nova geração de romancistas, José Saramago vaticinou um Nobel da Literatura daqui a trinta anos.
No total, são «seis meses de cartas inteligentes para leitores inteligentes, sem artifícios e com tudo o que tem para dizer», remata a mulher de Saramago na nota de apresentação ao livro.
«O Caderno» em quatro línguas
Em Maio, «O Caderno» será editado em catalão e castelhano, seguindo-se, depois do Verão, uma edição em italiano e posteriormente em inglês, nos Estados Unidos e Reino Unido.
De acordo com a Fundação José Saramago e a Editorial Caminho, não está prevista, para já, qualquer apresentação formal do livro em Portugal com a presença do escritor.In IOL Portugal Diário
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente o Outras Escritas