sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Insónias

Não me lembro de em algum período da minha vida ter dormido bem. Tenho insónias desde que me lembro de existir. Mesmo quando era criança tinha dificuldade em adormecer e acordava inúmeras vezes durante a noite.

Fiz quase tudo para combater este "mal", mas nada parece resultar.

Estou neste momento a atravessar uma fase boa, no que a insónias diz respeito. Consigo adormecer com alguma facilidade e dormir bem cerca de seis horas e meia. No entanto, sei que é apenas uma fase.

Li esta notícia no Jornal de Notícias:

Combinar alguns hábitos ajuda mais a conciliar o sono do que recorrer a medicamentos, que têm efeitos secundários e não podem ser uma solução para toda a vida. Investigadores alemães fornecem algumas pistas.

Ir para a cama só quando se está cansado e pronto para dormir. Este é um dos conselhos dados por investigadores do Instituto Alemão para a Qualidade e Eficiência dos Cuidados de Saúde. Eles acrescentam que ler ou ver televisão na cama pode fazer desaparecer a sonolência. Antes de se ir para o quarto, deve-se adoptar a prática de algumas técnicas de relaxamento que levem uma pessoa a "desligar" os botões. Evitar o álcool ou bebidas com cafeína é outro dos segredos. "Poucos sabem que o álcool é uma das principais causas de uma má noite de sono, apesar de associarem esta experiência ao café, ao chá ou à coca-cola", adverte o director do instituto, Peter Sawiki.

Das observações feitas, os investigadores avançam com outro conselho: se não se consegue dormir, o melhor é não se fixar obstinadamente nessa dificuldade e sair da cama para se entreter com qualquer coisa. Outra das receitas para melhor dormir é acordar sempre a uma hora certa.

Um em cinco adultos dos países industrializados sofre de insónias pelo menos numa fase da vida.


Para mim, isto não é novidade. Já tenho estes hábitos. Às vezes resulta, outras nem por isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas