terça-feira, 19 de agosto de 2008

Um momento de felicidade

A felicidade não existe, existem sim, momentos de felicidade.

A frase anterior é um chavão que muito boa gente utiliza e que reflecte a mais pura das verdades.

A felicidade total não existe mesmo. Aliás, a existir, seria uma boa "chatice".

Momentos de felicidade, esses sim, existem com maior ou menor abundância, dependendo do estado de espírito e da maneira de ser de cada um.

Ora vejamos:

Estive recentemente em Atenas. Esta cidade nunca me despertou qualquer curiosidade ou interesse e a minha estada de um dia deveu-se a motivos profissionais. Fiquei num hotel agradável, numa zona central que, não sendo das melhores de Atenas, permite visitar os locais mais interessantes da cidade sem ter que utilizar transportes públicos.

Cheguei no final da manhã, num dia quente, muito quente. À tarde visitei os pontos mais importantes da cidade e constatei que, afinal, Atenas até é interessante.

Regressei ao hotel, cansado e com calor. Depois de um banho e antes de sair para jantar, resolvi passar no bar que fica situado no terraço. Assim que entrei no bar, fiquei surpreendido. A decoração é fantástica, o ambiente acolhedor e a vista sobre Atenas indescritível.

Fiquei cerca de duas horas a ler um livro. Neste período vi o pôr-do-sol, partilhei os sofás da minha mesa com uma família de franceses e bebi um copo de vinho tinto francês que me soube a ouro.

Estava longe de casa, numa cidade que até esse dia não me dizia nada e estava sozinho. Mas estava feliz.

A vida vale por estes pequenos momentos.

3 comentários:

  1. Se a felicidade fosse eterna, não nos apercebiamos dela e não nos 'deliciavamos' quando estivessemos nos eu auge

    ResponderEliminar
  2. Ah pois é... com a Ansia pela Felicidade, plena, absoluta e permanente, acaba-se por castrar os tais momentos de Felicidade que falas, e bem.
    Chegar a essa felicidade, estando só, longe, desenquadado do seu espaço, só se atinge com uma maturidade e paz interior muito grandes... tás lá amigo! :)
    Abc e... keep on posting! :)

    ResponderEliminar
  3. Reflexos, é verdade, para nos apercebermos de coisas boas, temos que passar por maus momentos. O que devemos fazer é tentar minimizar os maus bocados.

    Rui, maturidade sim, paz interior, estou quase lá. Mas quer a maturidade quer a paz interior são processos que crescem connosco até morrermos...


    Abraços

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas