terça-feira, 12 de agosto de 2008

Alcoolismo Nocturno

No público on-line:

A chegada em massa de jovens espanhóis para festas nocturnas nas praias algarvias está a preocupar Macário Correia, autarca de Tavira, que pediu recentemente ao Governo uma legislação mais severa à semelhança da lei aplicada em Espanha.

Na Andaluzia, as pessoas estão proibidas por lei, desde 2006, de consumirem álcool em grupos em espaços abertos, os chamados "botellones", nomeadamente nas praias, o que faz com que muitas centenas de jovens andaluzes rumem para o Algarve à procura de diversão nocturna, disse à Lusa Macário Correia.

Na Ilha de Tavira o "vandalismo é todas as noites. Vêm em grupos e munidos de arcas frigoríficas com bebidas brancas" para depois se embebedarem e ficarem a dormir até de manhã nas espreguiçadeiras alugadas pelos turistas, acrescenta o autarca.

Segundo o presidente da Câmara de Tavira, há outros registos, nesta época balnear, de "cenas de vandalismo de desordem pública" no litoral algarvio.

O caso do "Manta Beach Club" em que a própria Câmara de Vila Real Sto. António vai processar militares da GNR por se terem envolvido em desacatos com seguranças do espaço nocturno, ou o excesso de ruído na Praia da Rocha (Portimão) e no litoral de Albufeira são outros exemplos.

Macário Correia, que já escreveu uma carta ao ministro da Administração Interna e à Governadora Civil de Faro, considera que a legislação portuguesa é "frouxa" em relação ao fenómeno do alcoolismo nocturno em espaços públicos que provocam desordem pública, nomeadamente nas discotecas que surgem no Verão nas praias algarvias, e por isso defende uma legislação mais severa e semelhante à da Andaluzia, no Sul de Espanha.

"É preciso criar normas que dêem capacidade de intervenção às forças de segurança, aos municípios e aos demais poderes para que se possam evitar o fenómeno do alcoolismo", apela o autarca de Tavira.

A experiência recente do Parlamento da Andaluzia "é positiva" e "deve ser tida em conta pelas autoridades portuguesas em reflexão profunda", criando normas que levem ao controle do fenómeno que está a acrescer de uma forma avassaladora no litoral do Algarve.

Na Andaluzia foi criada em 2006 uma lei sobre as "actividades de ócio em espaços abertos" para prevenir o fenómeno do alcoolismo e ruído em espaços públicos, legislação esta que proíbe a "permanência e concentração" de pessoas que se encontrem a consumir bebidas alcoólicas em espaços abertos, e interdita a venda de bebidas alcoólicas por parte dos estabelecimentos comerciais fora do horário permitido.

"As madrugadas com ruído e com álcool acabam sempre em vandalismo e em desordem pública" e essa não pode ser a imagem que temos para oferecer do Algarve, "pelo contrário, é preciso controlar esse fenómeno", sustenta o autarca e presidente da Área Metropolitana do Algarve.


Realmente, há que fazer qualquer coisa...

1 comentário:

Comente o Outras Escritas