segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Antonio Salieri

No dia 18 de Agosto de 1750 nascia em Legnago na Itália, Antonio Salieri. Contemporâneo de Mozart que conheceu em Viena, Salieri foi Compositor da corte do Imperador Jose II da Áustria.

As suspeitas de que Salieri tenha estado envolvido na morte de Mozart, fizeram com que a sua obra caísse no esquecimento.

As suspeitas revelaram-se com pouco fundamento e actualmente as obras de Salieri começam a ser recuperadas e apresentadas.

Da Infopédia:

Compositor italiano, nascido em Legnano a 18 de Agosto de 1750 e falecido a 7 de Maio de 1825. Depois de ficar órfão, com 16 anos, foi para Viena estudar com F. L. Gassmann, compositor e director musical da corte do Imperador José II.
Começou a participar, juntamente com o seu tutor, nas reuniões musicais que tinham como anfitrião o Imperador. Mais tarde, começou a participar activamente nas mesmas reuniões, conseguindo os seus primeiros rendimentos. Fruto da sua boa relação com o Imperador, consegue em 1788 o cargo de Mestre de Capela (posição que manteve durante 36 anos), de forma a poder ter rendimentos para poder casar.
Fez carreira como compositor, escrevendo óperas desde 1768. De facto, a sua primeira ópera foi Le Donne Letterate (1770), mas só conseguiu o primeiro sucesso com Armida, em 1772. Tarare (Axur) foi a sua ópera com maior reconhecimento, chegando a ser apresentada em Paris. Como características principais da sua composição destacam-se a sua expressão melódica, com uma enorme influência de Gluck, um componente coral muito dramático e uma muito cuidada declamação.
Em 1790 deu como encerrada a composição de ópera italiana. Quando começou a abrandar a composição, já contava com uma obra de cerca de 40 óperas, mas continuou a ser uma figura central na cena musical vienense, até à data da sua morte, em 1825.
A par da carreira de compositor, Salieri foi um professor com uma enorme reputação, tendo como alunos, entre outros, Beethoven, Schubert e Liszt.


Em 2004, na reabertura do Teatro alla Scala de Milão, foi apresentada a ópera de Salieri L'Europa Riconoscuita.

Neste vídeo, uma ária dessa ópera interpretada pelo soprano Diana Damrau



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas