terça-feira, 12 de agosto de 2008

Muro de Berlim

Na madrugada do dia 12 de Agosto de 1961, inicia-se a construção do Muro de Berlim, que viria a dividir esta cidade durante 18 anos.

Contrariamente ao que muitas vezes se pensa, a fronteira entre as duas Alemanhas, não passava por Berlim. A cidade ficava totalmente na parte da Alemanha Oriental. Quer isto dizer que Berlim Ocidental constituía um enclave totalmente fechado pelo muro. Tal facto originou uma das maiores pontes aéreas da história.

Da Infopédia:

Erigido em 1961, o Muro de Berlim simboliza a divisão da Alemanha em dois estados antagónicos - a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã - resultantes das decisões tomadas na Conferência de Ialta e da derrota da Alemanha nazi. O muro, levantado com o propósito de impedir e controlar movimentos entre as duas partes, isolava a cidade de Berlim e as áreas adjacentes; a RDA pretendia com isso anular movimentações de dissidentes e agentes de espionagem (verdadeiros ou imaginários) e criar dificuldades económicas à cidade de Berlim. Transformou-se num símbolo da Guerra Fria e veio a ser demolido, com pompa e circunstância, quando finalmente as duas Alemanhas se voltaram a reunir, duas décadas mais tarde. A sua queda, iniciada a 10 de Novembro de 1989, simboliza ainda, de modo claro, o fim dos blocos político-militares e da Guerra Fria e põe termo ao receio de uma terceira guerra mundial, que possivelmente seria nuclear.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas