sábado, 2 de agosto de 2008

História ou estória?

Tenho sempre algumas dúvidas na utilização da palavra "estória".

Que eu me lembre, nunca utilizei esta palavras nas minhas redacções de escola, nem nas minhas escritas posteriores.

Resolvi ir ao dicionário.

Assim, segundo a Infopédia:

estória - nome feminino -
historia de carácter ficcional ou popular; conto, narração curta (De história, ou do ing. story, «id»)

história - nome feminino -
1. evolução da humanidade
2. narração crítica e pormenorizada de factos sociais, políticos, económicos, militares, culturais ou religiosos, que fazem parte do passado de um ou mais países ou povos
3. sucessão natural desses mesmos acontecimentos
4. ramo do conhecimento que se ocupa do estudo do passado, da sua análise e interpretação
5. estudo da origem e do progresso de uma ciência, arte, ou área de conhecimento
6. narrativa; conto
7. biografia
8. LINGUÍSTICA conjunto das acções e das situações representadas num texto narrativo;
história aos quadradinhos história contada através de desenhos sequenciais;
história da carochinha patranha;
história do arco-da-velha invenção, história complicada e inverosímil;
História Sagrada a Bíblia, o Antigo Testamento e o Novo Testamento;
filosofia da história procura das leis gerais que regem a evolução das sociedades humanas, especulações relativas ao sentido dessa evolução e ao termo final a que chegou a humanidade;
passar à história cair no esquecimento
(Do gr. historía, «id.», pelo lat. historìa-, «id.»)


Conclusão (pelo menos a minha): podem usar-se qualquer uma das palavras, no caso de um conto ou um relato de uma situação popular, ou texto narrativo (curto).

Vou continuar a escrever somente história, como sempre escrevi....


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas