sábado, 2 de agosto de 2008

Vento...

Um poema de Pessoa, num dia de vento como hoje...







Vento que passas

Nos pinheirais
Quantas desgraças
Lembram teus ais.
Quanta tristeza,
Sem o perdão
De chorar pesa
No coração.
E ó vento vago
Das solidões
Traze um afago
Aos corações.

À dor que ignoras
Presta os teus ais,
Vento que choras
Nos pinheirais.

Sopra o vento, sopra o vento,
Sopra alto o vento lá fora;
Mas também meu pensamento
Tem um vento que o devora.
Há uma íntima intenção
Que tumultua em meu ser
E faz do meu coração
O que um vento quer varrer;
Não sei se há ramos deitados
Abaixo no temporal,
Se pés do chão levantados
Num sopro onde tudo é igual.

Dos ramos que ali caíram
Sei só que há mágoas e dores
Destinadas a não ser
Mais que um desfolhar de flores.

Fernando Pessoa

1 comentário:

  1. Fernando Pessoa é um dos poetas de quem gosto muito, pois é um poeta de sentimentos que transmite tudo aquilo que vai ao coração, que mostra aquilo que é e aquilo que gostaria de ser, por isso é que ele mostra nos seus Heterónimos Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos o desejo de sentir e de ser diferente, mas Fernando Pessoa ortónimo é aquela pessoa que escreve daquilo que sente da sua tristeza e da saudade, transmite ao leitor o seu estado de espirito. Pessoa é aquele poeta que fala da Dor de Pensar, da nostalgia da infância, que fragmenta o seu "eu", que fala do desejo da morte por simbologia das cores negras, do Inverno auseância de cores vivas que simbolizam a vida.
    Pessoa para mim é um dos grandes poetas que Portugal um dia já viu.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas