sábado, 9 de agosto de 2008

Outras férias...

Estou a terminar este pequeno período de férias. Foi só uma semana. Uma semana cá dentro, na Madeira e pela primeira vez.

Passei estas férias sozinho e, talvez por isso, me tenha lembrado incessantemente de outras férias, noutras paragens.

Reparei que durante esta semana conduzi com menos velocidade e com a janelas do carro abertas, coisa que nunca faço. Lembrei-me do meu pai e das férias de criança passadas na Costa Oeste.

Porquê?

Em miúdo sempre passei ferias na Zona das Caldas da Rainha. A família mudava-se em peso para a casa das tias das Caldas durante duas ou três semanas.

As tias das Caldas, tias da minha mãe, adoravam receber-nos, especialmente a mim e à minha irmã. Éramos crianças e alegrávamos o ambiente.

Os dias começavam cedo com uma ida à praça comprar fruta. Eu, como sempre acordei cedo, acompanhava a minha mãe. Era uma maravilha o cheiro a fruta fresca. Os pêssegos brancos eram os meus preferidos.

Depois da praça, vinha um período de espera, enquanto a mãe e as tias preparavam todo o material necessário a um dia de praia...

Quando tudo estava pronto iniciava-se a viagem. Perto das Caldas existem lugares muito bons para fazer praia. Nazaré, S. Martinho do Porto, Foz do Arelho, Baleal ou Peniche. Era só escolher.

Em S. Martinho, uma da tias alugava sempre uma barraca de praia e, por isso, este era um destino frequente. Era também em S. Martinho que estavam os amigos da praia, que só víamos de ano a ano, mas que eram amigos do coração.

Os dias eram passados entre banhos, brincadeiras e passeios.

Não muito tarde, regressávamos a casa da tias, onde nos esperava sempre um delicioso jantar.

Era nestes regressos que o meu pai conduzia sempre com muito pouca velocidade, como se tentasse prolongar o dia mais um pouco, sem qualquer pressa.

Afinal as férias são também isto... São tempos de contemplação e de vagar. Onde não existe pressa de chegar a lado nenhum. Foi assim que me sentir por estes dias e foi por isso que me lembrei das férias das Caldas.

Que saudades...

3 comentários:

  1. A infancia é o nosso melhoe, maior, 'porto de abrigo'...para o bem e para o mal...pelo menos para mim!

    ResponderEliminar
  2. Sim, é verdade...

    Também na infância, as mais pequenas coisas, parecem ter muito mais significado.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da descrição destas férias e acho que, não precisam de ser férias longínquas e por vezes nem com a companhia de a,b ou c. Muitas vezes a melhor companhia somos nós mesmos!
    De qualquer forma, amanhã já tenho companhia para o café!

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas