sábado, 27 de março de 2010

Sábado, última hora I (Rádio não está em perigo e é um dos media mais completos)


Lê-se num pequena notícia publicada a 25 de Março no site da RTP:

A Rádio é um dos media mais completos, que está longe de estar em perigo e que pode ganhar maior visibilidade com a Internet, defenderam vários especialistas num congresso internacional de Rádio que decorre hoje em Lisboa.

Elísio de Oliveira, que participou na sessão de abertura do congresso em representação do presidente da Entidade Reguladora da Comunicação foi um dos advogou a tese de que a rádio é insubstituível.
O congresso, organizado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas é subordinado ao tema "Pós Rádio: R@dio como media social?" abordou em varias mesas redondas a rádio, a musica e a internet.

É com esta notícia que inauguramos esta segunda rubrica da Visões a qu4tro mãos, que o Outras Escritas cruza com o Desvios e onde todos os Sábados ao final do dia comentamos separadamente a mesma notícia.

Começamos bem, com uma notícia sobre o "estado de saúde" de um dos meios de comunicação social que mais aprecio. A rádio...


Rádio é dedicação, alegria, informação:


É um excelente meio publicitário:


Estes pequenos apontamentos do filme "A menina da rádio" realizado por Arthur Duarte em 1944, revelam (mesmo em tom de brincadeira) que a rádio tem tido sempre um papel importantíssimo como meio de comunicação social. As rádios regionais ou locais retratadas no filme, são um óptimo exemplo de proximidade, que tantas vezes faz falta noutros meios de comunicação como a televisão por exemplo.

A rádio faz parte do meu imaginário. Desde sempre que me lembro de a ter como uma companhia e foi através da rádio que comecei a ouvir, aprender e gostar, de uma das formas de arte que mais me fascinam, a ópera. Sou, como é óbvio, ouvinte regular da antena 2.

Um facto curioso é que, com a quantidade de automobilistas que correm diariamente de casa para o emprego e do emprego para casa, a rádio continua hoje em dia a ter audiências elevadas. Não há carro que não tenha auto-rádio.

Com a Internet, as rádios passaram a disponibilizar as suas emissões on-line o que veio permitir aumentar ainda mais as suas audiências, uma vez que podem ser ouvidas em qualquer parte do mundo.

É por esta razão que considero a notícia de que as rádios "estão de saúde" e a de que Internet vem contribuir ainda mais para a sua divulgação, uma excelente forma de começarmos esta rubrica.

E você Reflexos? O que acha desta notícia?

3 comentários:

  1. Quando escolhi a notícia, lembrei-me logo da menina da rádio.

    A rádio atravessou muitas gerações e sempre esteve na vida de todas elas com uma importância mto grande e em diferentes quadrantes: politica, musica, entretenimento...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sr. Alberto, eu sou fã dos filmes antigos portugueses e adorei o seu "artigo". Foi abordado de forma difernte da Reflexos, mas com a mesma vivência e paixão...
    Parabéns e continuem...
    Sou vossa seguidora e fã nº 1
    Becas

    ResponderEliminar
  3. Obrigado eu Becas, por ler e gostar destes nossos apontamentos semanais.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas