terça-feira, 2 de março de 2010

Lucrezia Borgia (Gaetano Donizetti) - Ancona 19/02/2010 - I

Como já tinha referido no Outras Escritas, desloquei-me a Ancona (Itália) propositadamente para assistir à récita da Ópera Lucrezia Borgia de Gaetano Donizetti.O motivo primeiro da deslocação foi poder ouvir "ao vivo e a cores" a voz do soprano Mariella Devia. O realizar de um sonho antigo que teimava em ser adiado.

Demorei dois dias a chegar a Ancona e dois dias a regressar, mas posso garantir-vos que o esforço da viagem desvaneceu-se completamente quando ouvi as primeiras notas da ária de entrada da personagem Lucrezia interpretada por Devia.

Primeiro comboio pendular de alta velocidade italiano (Pendolino) em que viajei de Roma para Ancona e vice-versa

Como acontece sempre que vou assistir a uma récita deste calibre, gosto de fazer uma preparação prévia com a leitura do libretto e demais informação sobre a ópera. Passei no Teatro delle Muse durante a tarde para levantar o ansiado bilhete e aproveitei para comprar o libretto cujo preço (5€) achei bastante em conta quando comparado com os preços praticados por outros teatros. A informação sobre o compositor e a ópera é bastante vasta o que permitiu uma boa preparação e uma agradável leitura.

Fachada do Teatro delle Muse (Ancona)

Chegada a hora, parti para o teatro com o bilhete no bolso e o libretto na mão. Gosto sempre de chegar cedo e evitar a agitação do público que entra na sala quase com o espectáculo a começar. Aproveito o tempo para apreciar a sala e para me preparar emocionalmente para o que vai acontecer (quem gosta de ópera, ou de música erudita sabe do que falo).

Libretto, bilhete e material promocional

O Teatro delle Muse tem uma configuração muito interessante que junta o antigo ao moderno de uma forma muito prática e que faz com que praticamente de qualquer local da sala se veja o palco por completo. O meu lugar mais ou menos a meio do primeiro balcão revelou-se perfeito acústica e visualmente. A ópera foi em versão concerto o que faz com que o aspecto visual tenha menos importância, mas de qualquer forma é sempre mais agradável poder ver na totalidade a orquestra e todos os cantores.

Interior do Teatro delle Muse (Ancona)


A preparação estava feita e o lugar era perfeito. As luzes diminuíram de intensidade...

Ia começar o espectáculo...

(continua)

2 comentários:

  1. É por estes momentos que vale a pena andar por cá.
    Esforço, trabalho são recompensados por estes curtos (comparado com o tempo que andamos a preparar e a poupar para eles), momentos.

    ResponderEliminar
  2. com que então o menino foi ver a "ancona" a "lucrécia bórgia"???

    ai se isto era no tempo do António...

    já não há vergonha...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas