quarta-feira, 3 de março de 2010

Faz anos hoje - Bulhão Pato

No dia 3 de Março de 1829 nasceu Bulhão Pato.

Da Infopédia:

Poeta português, Raimundo António de Bulhão Pato nasceu a 3 de Março de 1829, em Bilbau, Espanha, e faleceu em 1912.
Filho de portugueses (o seu pai era fidalgo e poeta), teve uma infância difícil, vivendo constantemente rodeado de dificuldades decorrentes da guerra carlista. Já na adolescência, a guerra civil espanhola obriga a família a vir para Lisboa, onde Bulhão Pato frequenta a Escola Politécnica. Por essa altura começou a conviver também com algumas das personalidades literárias mais importantes da época, como Latino Coelho, Andrade Corvo, Rebelo da Silva, Almeida Garrett, Gomes de Amorim e Alexandre Herculano, entre outros. Essa convivência viria a ser de extrema importância para o consolidar dos seus conhecimentos. Colaborou em periódicos como O Panorama , a Revista Universal Lisbonense , a Revista Peninsular e A Semana . Traduz Shakespeare, Bernardin de Saint-Pierre e Vítor Hugo.
Considerado um poeta apaixonado, influenciado pelos valores do Ultra-Romantismo que o envolveu durante a sua infância e adolescência (sobretudo em Poesias e Versos , de 1850 e 1862), influenciado por Lamartine e Byron, torna-se célebre com o poema narrativo Paquita , sucessivamente reeditado até 1894, e amplamente reconhecido por Alexandre Herculano e Rebelo da Silva.
É também autor de quatro livros de memórias, escritos num tom íntimo e nostálgico, interessantes pelas informações biográficas e históricas que fornecem. O seu estatuto de derradeiro representante de um Romantismo sentimental ultrapassado, a que as facetas de caçador e de gastrónomo (é seu o livro de receitas O cozinheiro dos cozinheiros , de 1870) conferiam contornos de certa forma castiços, teria, ao que parece, servido de inspiração a Eça de Queirós na composição da figura do poeta Tomás de Alencar, em Os Maias (1888).

Bibliografia: Poesias, 1850 (poesias); Paquita, 1856 (poesias); Versos, 1862 (poesias); Digressões e Novelas, 1864 (novelas e contos); Canções da tarde, 1866 (poesias); Flores Agrestes, 1870 (poesias); Cantos e sátiras, 1873 (poesias); Sob os ciprestes, 1877 (memórias); Memórias, 3 vols., 1894-1907 (memórias)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas