sábado, 13 de março de 2010

Lucrezia Borgia (Gaetano Donizetti) - Ancona 19/02/2010 - III

Reservo este terceiro post sobre a récita da ópera Lucrezia Borgia de Gaetano Donizetti ocorrida em Ancona (Itália) a 12 de Fevereiro, para vos falar da prestação de Marianna Pizzolato (mezzo-soprano) e de Alex Esposito (baixo).

Pizzolato interpretou o papel de Maffio Orsini, ou seja um papel masculino. Já conhecia a voz da cantora, uma vez que é presença assídua no Festival de Ópera Rossini de Pesaro e tem uma carreira internacional com alguma importância, sendo por isso fácil encontrar no youtube vários vídeos com interpretações suas. Na récita da Lucrezia, Pizzolato portou-se bem. Gostei da voz a nível de timbre e volume, não gostei tanto da interpretação. Deu-me sempre ideia que a cantora apenas lia a partitura, sem grande emoção e cingindo-se a cantar o que está escrito. Esperava mais a nível interpretativo nomeadamente na ária do segundo acto, onde as cantoras podem dar um pouco "asas à imaginação". De qualquer forma a nota global é positiva, mas abaixo da interpretação da grande Ewa Podlés em Barcelona no ano de 2008.

Alex Esposito foi a maior surpresa da noite. O baixo interpretou o papel de Duca Alfonso, marido de Lucrezia. Sempre que intervém, o Duca está zangado ou furioso, ou com a mulher ou com o que julga seu amante, mas que afinal é seu filho (Gennaro). Esposito demonstrou a fúria de Duca Alfonso de forma magistral. A voz é densa, escura, precisa, encorpada e bela. Sem dúvida que a carreira deste baixo é para seguir com atenção.

Infelizmente não encontrei no youtube a interpretação da Pizzolato da ária de Orsini do segundo acto da ópera, pelo que aqui fica a o dueto com Gennaro (não da récita a que assisti, mas da récita seguinte, onde me parece que a cantora esteve melhor).

Encontrei um vídeo (apenas com som) da interpretação de Esposito da cena do Duca Alfonso, que embora não tenha muita qualidade, dá uma ideia das qualidades vocais do cantor.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas