terça-feira, 13 de abril de 2010

Terça, Flashback III (Gafes)

Passei por este post que escrevi em Fevereiro de 2009. Achei interessante para a rubrica Terça, Flasback de hoje.

Chamei ao post "Gafes".

Aqui fica o texto:

Às vezes cometemos "gafes" de que nos arrependemos logo a seguir.

Pode ser involuntário, aliás, as "gafes" são sempre involuntárias, de qualquer forma podem prejudicar ou ferir pessoas que merecem todo o nosso apreço.

Passo a explicar.

Tenho uma conta no youTube e todos os dias vejo os novos vídeos relacionados com ópera. Ontem depois de ver um vídeo, verifiquei que as pessoas em palco não estavam a cantar, até porque conhecia as vozes dos cantores que se ouviam. Verifiquei também que faziam uns movimentos estranhos. Digamos que me pareceu uma farsa. Uma brincadeira com a ópera em questão.

Antes de ler qualquer explicação sobre o espectáculo coloquei um comentário no vídeo onde identificava as vozes dos cantores e terminava com um "ahahah".

O autor do vídeo respondeu-me dizendo que os actores em palco são surdos e que a coreografia é feita com linguagem gestual. Pedia-me também que fosse mais gentil da próxima vez.

Senti-me estúpido, cruel e muito pequeno.

Tenho o maior respeito pelos surdos e por todas as pessoas que são diferentes. Muitas vezes estas pessoas são diferentes para melhor e dão-nos experiências de vida inesquecíveis.

Enviei uma mensagem de resposta com um humilde pedido de desculpas. Aprendi também que antes de comentar qualquer vídeo devo ler o que o autor escreveu sobre o mesmo.



2 comentários:

  1. Meu caro amigo, às vezes quando estamos a pregar um prego, largamos com o martelo no dedo...
    Mas acredito que o autor do video tenha aceite o seu pedido de desculpas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Henrique. Sim, o autor compreendeu e aceitou as minhas desculpas.

    Eu aprendi uma lição.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas