sábado, 24 de abril de 2010

Sábado, última hora V ("O Twitter tem sido uma armadilha fatal para os jornalistas", diz especialista)


A notícia que hoje comento na rubrica Sábado, última hora, foi publicado no Sapo (Alice Barcellos) no passado dia 21 de Abril.

Referindo-se aos recentes acontecimentos relacionados com a erupção vulcânica, o Sapo refere o seguinte:

O maior vulcão da Islândia, o Hekla, entrou em erupção nesta segunda-feira à tarde. A notícia é falsa. Surgiu ontem no Twitter e, em pouco tempo, já estava espalhada em toda a Web. Ao princípio da noite, o facto já tinha sido desmentido pelo Instituto de Meteorologia da Islândia.

Um erro da televisão pública do país que está na ordem do dia por ter fechado o espaço aéreo europeu com as cinzas do vulcão Eyjafjallajokull foi o que bastou para que a notícia de uma segunda erupção, a do Hekla, tenha sido divulgada no site de microblogging Twitter pelo utilizador @breakingnews.

De acordo com o Huffington Post, foram feitos mais de 600 retweets da mensagem original, que acabou por chegar aos meios de comunicação, como o site norte-americano da MSNBC ou o italiano Ansa. Uma hora depois o mesmo utilizador, gerido pelo site MSNBC, desmentiu o acontecimento.

“Um pau de dois bicos”

“O Twitter tem sido uma armadilha fatal para os jornalistas”, diz ao SAPO Helder Bastos, professor de ciberjornalismo da Universidade do Porto. O especialista considera que o Twitter “é uma espécie de pau de dois bicos”. “É um fabuloso instrumento de breaking news mas pode ter um efeito boomerang para os jornalistas”, repara.

“A ferramenta nunca pode ser usada como fonte segura mas sim para dar dicas ao jornalista”, nota Helder Bastos, relembrando que já aconteceram casos semelhantes despoletados pelo Twitter, “como mortes de jogadores de futebol e actrizes”.

Antes mesmo do Twitter, os media online já enfrentavam o problemas de divulgação de falsas notícias por causa da necessidade de “serem os primeiros a divulgarem os acontecimentos sem antes confirmarem os factos e cruzarem as fontes”, sentencia o autor da tese de doutoramento “Ciberjornalistas em Portugal: Práticas, Papéis e Ética”.

O vulcão na Web

Em todo o mundo mais de seis milhões de passageiros foram afectados pela nuvem de cinzas do vulcão Eyjafjallajokull que entrou em erupção a 14 de Abril e há cinco dias está a provocar um cenário de caos principalmente no espaço aéreo europeu.

Nos meios de comunicação online encontram-se aplicações multimédia que explicam os pormenores da erupção, como esta infografia do Guardian, ou mostram imagens do acontecimento, como este vídeo da BBC ou esta galeria de fotos da SIC. O Libération fez ainda uma reportagem sobre a dificuldade de pronunciar o nome do vulcão.


Devo confessar que não sou adepto do Twitter. Sei que é se revela muito útil em algumas situações, mas, como este caso o confirma, o Twitter pode revelar-se perverso e induzir em erro.

Esta situação não se restringe apenas a este caso ou a esta situação. Muita da informação que circula na Internet é de veracidade duvidosa e pode induzir em erro a maioria dos cibernautas.

O que sinto é o cidadão comum deixa de se sentir responsabilizado quando utiliza a Internet, usando-a como se esta fosse um meio virtual paralelo e anárquico onde não há lei nem regra. A fácil dissimulação de identidades ajuda a criar esta ideia errada.

A Internet é um meio poderoso de comunicação, no entanto o seu lado perverso pode ter consequências imprevisíveis a nível global.

E você Reflexos? O que acha do Twitter?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas