segunda-feira, 12 de abril de 2010

Faz anos hoje - Montserrat Caballé


Nem de propósito, hoje de manhã nas minhas deambulações pelo youtube, encontrei um vídeo carregado recentemente com uma gravação (áudio) de Montserrat Caballé captada ao vivo no Teatro del Liceu de Barcelona em 1966. A curiosidade do vídeo é que, por essa altura, Caballé estava em excelente forma e chega a interpolar um ré agudo quase no final da ária, o que é para este soprano uma raridade. A ária em questão, Tacea la notte placida da ópera Il Trovatore de Verdi, é toda ela interpretada de forma magistral.



Quando procurava alguém para mencionar na rubrica "Faz anos hoje", fiquei a saber que a cantora nasceu no dia 12 de Abril de 1933, pelo que está hoje de parabéns.



Da Infopédia:

Cantora espanhola de ópera, nasceu a 12 de Abril de 1933, em Barcelona, no seio de uma família de fracos recursos económicos. Apesar das dificuldades financeiras, conseguiu, graças a uma bolsa, estudar durante doze anos num conservatório de música da sua cidade natal. Concluiu o conservatório com distinção e ganhou uma medalha de ouro. Apesar do seu talento, teve dificuldades em se impor no panorama musical de Barcelona e decidiu emigrar. Assim, depois de estudar em Milão, em Itália, Montserrat Caballé ingressou, em 1956, na Ópera de Basileia, na Suíça, fazendo a sua estreia em palco no ano seguinte ao interpretar Mimi da ópera La Bohème. Nos anos seguintes, participou em óperas como Tosca e Aida. Depois de ter estado na ópera de Bremen, na Alemanha, em 1960 e 1961, regressou a Barcelona, onde prosseguiu a sua carreira, desta vez com grande êxito, nomeadamente após a interpretação de Arabella, de Strauss. O primeiro grande êxito internacional de Montserrat Caballé surgiu a 20 de Abril de 1965, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, quando substituiu, em cima da hora, a consagrada Marilyn Horne em Lucrécia Borgia. Caballé recebeu aplausos durante 25 minutos. Ainda nesse ano, actuou na Metropolitan Opera. O ano de 1972 ficou marcado pela estreia em duas salas míticas do mundo do espectáculo, o Scala, de Milão, e a Royal Opera House, em Londres. Ao longo da sua carreira, interpretou mais de noventa personagens, desde a ópera barroca a peças de Verdi, Wagner, Puccini e Strauss. A cantora espanhola participou em mais de quatro mil espectáculos. Em 1992, obteve um dos seus maiores êxitos discográficos, graças a uma experiência na música pop. Em dueto com o vocalista dos Queen, Freddie Mercury, gravou o tema Barcelona, o hino dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Entre 1992 e 2002, Montserrat Caballé abandonou os palcos e o seu regresso, que aconteceu em Barcelona, ficou assinalado por uma ovação de mais de dez minutos. Montserrat Caballé, que foi nomeada embaixadora da boa-vontade da UNESCO, criou uma fundação para ajudar crianças necessitadas da sua cidade natal.

Montserrat Caballé. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-04-12]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas