sábado, 10 de abril de 2010

Sábado, última hora III (Herman José - De regresso à RTP1)


A notícia que hoje comento na rubrica Sábado, última hora, foi escolhida pela Reflexos e tem como tema o regresso de Herman José ao canal público de televisão.

Diz o Sapo on-line no dia 7 de Abril (Texto: Joana Côrte-Real / Fotos: Bruno Raposo/SapoTV):

O humorista volta ao canal público 10 anos depois, com um "talk show" feito à sua medida.

"É com grande orgulho e alegria que regresso à RTP1. Sinto-me como um emigrante que regressa à sua pátria", confessou Herman José, no dia em que José Fragoso, director de Programas do canal público, deu a boa-nova aos jornalistas.

"Herman 2010" arranca sábado, dia 17 de Abril, num horário que encerra o "prime-time" da RTP1, pelas 23 horas. Em cada programa, com duração de 50 minutos, Herman recebe três convidados (um deles musical), numa nova promessa de momentos únicos e divertidos.

"Não venho armado em diva", assegurou o apresentador, que volta a trabalhar com as Produções Fictícias, empresa que ajudou a fundar em 1991. "O meu estado de espírito é de pura felicidade e acho que também tenho o direito de me sentir feliz de vez em quando, coisa que não acontece há alguns anos", disse Herman José.

Como nos formatos anteriores, em que Herman brilhava, este "talk show" inicia-se com um monólogo do apresentador, em torno da actualidade noticiosa do país. Além deste momento de "stand up" há ainda lugar, semanalmente, para rubricas de humor e um sketch-vídeo, que pode recuperar "bonecos" protagonizados em tempos por Maria Rueff, Ana Bola, Joaquim Monchique ou Maria Vieira, todos eles companheiros de antigas aventuras.

Ao longo de 13 emissões, o mais antigo "entertainer" português conversará com várias personalidades, das mais diversas áreas da sociedade. Revisitará o modelo dos"talk shows" americanos e estará acompanhado em estúdio pelo maestro Pedro Duarte e por um quarteto de jazz.



Estou satisfeito e de espírito aberto com este regresso de Herman José à televisão pública.

A minha opinião acerca do que se diz ser um dos melhores comediantes portugueses de sempre, nunca foi constante. Quando comecei a ver o Herman na televisão não lhe achava qualquer graça. O seu humor parecia-me muito "apalhaçado" e quase sempre e roçar a ordinarice, e eu sempre achei e continuo a achar que não é preciso ser-se nem palhaço nem ordinário para fazer bom humor.

A minha opinião alterou-se quando o humorista passou a fazer talk shows. Achei curiosa a sua capacidade de manter uma conversa interessante e informada com os convidados e os apontamentos de humor que surgiam ao longo dos programas melhoraram significativamente. Lembro-me que via compulsivamente o programa Parabéns mais tarde o Herman SIC (que começou a degradar-se a partir de uma certa altura). Os apontamentos humorísticos com a Maria Ruef passaram a ser o prato forte, não esquecendo outros actores como Ana Bola, Victor de Sousa, Maria Vieira, etc.

Com o fim do Herman SIC deixei de acompanhar a carreira de Herman José. Sei que teve mais uns programas de humor da sua responsabilidade mas nenhum deles me agradou, de tal forma foi a decepção que hoje em dia nem me lembro do nome de nenhum desses programas.

A concorrência dos novos humoristas começou a ser feroz e o Herman deixou de ser o "rei do humor português". Penso que terá lidado mal com essa situação, afinal nunca demonstrou ser uma pessoa humilde. Retirou-se e fez muito bem.

De qualquer forma gosto de ver o Herman de regresso à RTP e aos Talk Shows, ainda por cima regressa, segundo afirma, num estado de felicidade e sem querer armar-se em diva.

Lá estarei em frente ao televisor no próximo dia 17...

E você Reflexos? O que acha deste regresso?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas