terça-feira, 7 de julho de 2009

Gripe A

As notícias sobre a Gripe A parecem-me cada vez mais preocupantes. O número de novos casos diários aumenta significativamente.

Em caso de sintomas de gripe (febre alta, dores no corpo, dificuldades respiratórias, etc.) é necessário telefonar para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24). Já apontei no meu telemóvel.

Não sou hipocondríaco, mas começo a ficar um pouco preocupado.

2 comentários:

  1. Pois, é que já deixou de ser só 'importada', já está a haver contágio interno!

    ResponderEliminar
  2. Tanto quanto sei, só se devem assustar (muito!) os pais de crianças ainda sem defesas contra vírus - até uns 6 anos ? - que contactem com infectados, as grávidas, os asmáticos, doentes com pneumonia ou outras doenças respiratórias, os debilitados por doença prolongada - sida, etc.

    Adultos saudáveis não têem nada a temer. Estão defendidos q.b., o organismo tem força para reagir e destruir a infecção. Também a vacina normal da gripe dá protecção parcial, reforçando a resposta imunitária, o que explica a boa resistência dos idosos.

    Não ajuda nada que quem não está nos grupos de risco entre em pânico. Por mim, que tenho essa sorte, não tenciono mudar em nada de hábitos a não ser no cuidado com as mãos, para servir de exemplo.

    Quem puder (pelo estrangeiro ou pela net, se o site for de confiança) pode ainda tentar arranjar Tamiflu ou, melhor ainda, Relenza. Mas sai caro.

    Finalmente, a solução ideal é ir para a Lapónia ou o Alasca. Não me parece nada que o vírus goste do ártico...

    :) Saúde e boa sorte!

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas