sábado, 18 de julho de 2009

Faz anos hoje - Sequeira Costa

No dia 18 de Julho de 1929 nasceu Sequeira Costa.

Da Infopédia:

Pianista português, José Carlos Sequeira Costa nasceu em 1929, em Vilarouco, concelho de S. João da Pesqueira, Trás-os-Montes.
Desde muito cedo, começou a estudar música e teve como professor José Viana da Mota. Depois, aperfeiçoou os seus conhecimentos com Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Fevrier. Em 1946, ganhou o Grande Prémio da Cidade de Paris no Concurso Internacional de Piano Marguerite Long. Com 27 anos, criou o Concurso Internacional de Música Viana da Mota e, em 1958, foi convidado por Dimitri Shostakovich para júri do 1.º Concurso Internacional de Tchaikovsky, em Moscovo, sendo, na altura, o mais jovem membro do júri da história da competição. Posteriormente, foi júri de prestigiados concursos internacionais e professor em master classes em todo o mundo. Amigo pessoal de Sviatoslav Richter, Sequeira Costa conseguiu trazer este pianista a Portugal, em 1969, e fez parte do júri do 1.º Concurso Internacional Sviatoslav Richter, em 2005. A partir de 1976, ocupou o lugar de Cordelia Brown Murphy Distinguished Professor of Piano, na Universidade de Kansas, nos Estados Unidos da América. Sequeira Costa realiza concertos e digressões, actuando em importantes palcos internacionais, como Carnegie Hall (Nova Iorque), Kennedy Center (Washington), Vienna Musikverein (Viena), Suntori Hall (Tóquio). No seu reportório discográfico, o pianista interpreta sobretudo Ravel, Chopin, Schuman, Viana da Mota, Rachamaninov e Beethoven.

Sequeira Costa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-07-18]

2 comentários:

  1. Olá Henrique.

    Talvez não se lembre, mas a rubrica "faz Anos Hoje" começou há um ano com a celebração dos 90 da Nelson Mandela (http://outrasescritas.blogspot.com/2008/07/nelson-rolihlahla-mandela.html).

    Eu até queria fazer referência a isso, mas actualmente não tenho muito tempo.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas