sexta-feira, 24 de julho de 2009

Mais cafés de Lisboa (II)

Hoje foi o dia da Suíça.

Situada num local estratégico da baixa lisboeta, a Suíça orgulha-se de ter duas esplanadas, uma no Rossio e outra na Praça da Figueira.

Pessoalmente prefiro a esplanada da Praça da Figueira, que embora não tenha a grandiosidade do Rossio, prima pela calma e pelo aconchego. Foi aí que estive, durante boa parte da manhã, a tomar o meu café.

Encontrei na Internet o "site" da Suíça do qual retirei o texto que se segue e que conta um pouco da história um dos cafés (pastelarias) mais emblemáticos do país.



Este estabelecimento foi fundado por Isidro Lopes e Raul de Moura em 18 de Março de 1922, com um capital social de 300 mil escudos, para exercer a actividade de “pastelaria, leitaria e seus derivados”, tendo adoptado a designação de “Casa Suissa, Lda.”

O Rossio ladeado pelos inúmeros cafés e esplanadas no lado poente, permitiu que a Pastelaria Suiça, banhada pelo esplendoroso sol, acolhesse e fosse preferida pelas gentes fugitivas da Europa Central.

Com o início da 2ª Guerra Mundial, Lisboa tornou-se ponto de cruzamento dos vários interesses no conflito, o que permitiu, dada a sua excepcional localização e inteligente receptividade da jovem gerência, tornar-se no local de encontro e lazer de alguns dos milhares de refugiados que procuravam ou aguardavam os mais diversos destinos.

O local é mencionado em inúmeras reportagens daquela época, ocupando capítulos de algumas obras literárias. Nos anos 50, lá foram filmadas cenas de um filme de espionagem, tendo Lisboa por palco. Cadeias de televisão da Holanda, Alemanha, Escandinávia e Japão têm utilizado a Pastelaria Suiça para relembrar hoje, como promoção turística, alguns dos momentos históricos d épocas passadas.

Foi galardoada com o Diploma de Honra e Medalha de Ouro na Primeira Exposição Nacional de Confeitaria e Pastelaria, no ano de 1956, e distinguida com a Menção Honrosa no Concurso 2Bolo Henriquino”, em Abril de1961.

Acompanhando a evolução dos hábitos alimentares, já no decurso dos anos oitenta, foi feita remodelação total, conquistando mais espaço e apostando em outros segmentos de mercado, tais como snack-bar, geladaria e cafetaria em “auto-serviço”.

A caminho do século XXI, tem a prestação social de marcado relevo. E, aberta a universo humano sem restrições continuará a ser lugar privilegiado de encontro.

5 comentários:

  1. O engraçado é que antigamente o nome da pastelaria era Suissa. Tenho uma chávena de café, de lá e tem escrito Suissa

    ResponderEliminar
  2. Pois é. Eu até achava mais piada ao nome Suissa...

    ResponderEliminar
  3. Antigamente tinham uns biscoitos de manteiga deliciosos.
    Abraço
    Menino

    ResponderEliminar
  4. Menino

    Antigamente e agora também. A pastelaria continua a primar pela qualidade.

    A minha mãe até comprou uns bolinhos para as enfermeiras :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Humm!
    Que delicia, os bolos de lá, ainda temos aqui na minha casa a tradiçao de na véspera do natal irmos á suiça comprar o bolo rei.Não há igual.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas