sexta-feira, 24 de julho de 2009

O Café Imperial do Porto

Já que os meus "posts" sobre os cafés de Lisboa estão a fazer sucesso, lembrei-me de vos falar de um café do Porto que, infelizmente, foi transformado num McDonalds.

Falo do café Imperial na Praça da Liberdade, mesmo ao fundo da Avenida dos Aliados.

Gostava muito de passar por lá, embora no início dos anos 1990 o interior estivesse a ficar um pouco degradado, o ambiente era muito agradável e a sala enorme e belíssima continuava a causar impacto. Os vitrais eram (são) magníficos e um excelente exemplo de Art Déco.

Tenho óptimas lembranças deste café onde parava sempre a caminho da Estação de S. Bento no início dos períodos de férias no Alentejo.

Ao fazer uma pesquisa na Internet sobre o Café Imperial encontrei este documento de autoria de Maria Teresa Castro Cunha intitulado "Os cafés do Porto" que faz uma análise da evolução dos cafés nessa cidade desde o início do século XIX.

4 comentários:

  1. Caríssimo Alberto, falta o Majestic.
    Há uns anos estava na "imbicta" e fui jantar com uma grande amiga minha. Depois do jantar impunha-se um café e como era nas redondezas fomos ao Majestic já que nenhum de nós alguma vez lá tinha ido. Tem uns interiores soberbos, e um café a condizer... até no preço.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois, mas o MAgestic tem de ter um tratamento 'magestoso'...

    ResponderEliminar
  3. Olá

    É 'majestoso'.
    E um dia destes numa das minhas idas à Invicta vou tirar umas fotos para que o Alberto possa fazer um majestoso post sobre o Majestic...

    ResponderEliminar
  4. Caro Henrique

    Estava a estranhar a falta de comentários seus nos últimos dias, tanto mais que sei que o tema café e cafés lhe interessa.

    Quanto ao Majestic, é um dos cafés mais bonitos que conheço. Estive lá no ano passado quando fiz um "stop" no Porto, vindo de Liverpool a caminho do Funchal. A remodelação que foi feita recentemente (não sei bem quando) deixou o café "impecável". Ainda convidei a Reflexos para me acompanhar, mas infelizmente ela não estava por perto...


    Reflexos

    O Majestic é mesmo Majestoso e a ideia das fotografias é óptima.

    Aliás, seria óptimo se durantes as férias nos encontrássemos no Porto só para visitar cafés e depois fazer uma pequena reportagem fotográfica nos nossos blogues...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas