Já que falei da Transavia.com, aqui fica uma notícia também do Diário de Notícias da Madeira, mas agora sobre a TAP:
Apesar de ainda não se ter estreado na rota Madeira-Continente, a concorrência da EasyJet já está a obrigar a TAP a diversificar a oferta na Região. A companhia área portuguesa lançou ontem, em Lisboa, aquela que diz ser "a maior campanha de sempre para a Europa".
Foram colocados no mercado 300 mil bilhetes que podem ser adquiridos de 15 de Setembro a 31 de Outubro, para viagens entre 1 de Outubro e 31 de Maio de 2009, durante o Inverno IATA. Do Funchal, nesta promoção, é possível viajar a 71 euros, só ida, com destino a Lisboa, Porto e Londres. Nos aeroportos continentais a tarifa baixa para 64 euros, devido às taxas aeroportuárias mais caras na Região, e há mais variedade nos destinos: 35 desde Lisboa, 13 desde o Porto.
Os bilhetes são válidos para as vendas on-line, em www.flytap.pt, através de 'call center' ou agências de viagens acresce um valor pela taxa de emissão do bilhete.
No bilhete de regresso, a TAP não consegue garantir um preço fixo, por causa das diferentes taxas praticadas pelos vários aeroportos para onde a transportadora portuguesa voa, mas mesmo assim este não deve ultrapassar os 70 euros, segundo informou o administrador Luiz Mor.
EasyJet ainda não perturba
A TAP esclarece que esta campanha não foi lançada como resposta à EasyJet que começa a voar no final de Outubro para a Madeira. "É uma campanha lançada para todos os mercados e não tem em mente um mercado exclusivo", afirma ao DIÁRIO André Serpa Soares, porta-voz da TAP, à margem da apresentação. O responsável ressalva que "ainda não se sente em termos de ocupação os efeitos da entrada da nova companhia na rota da Madeira". Ainda assim, sublinha, que um "quadro de concorrência é diferente de um quadro de não concorrência".
Apesar de deixar claro que estes bilhetes 'TAP Discount' são altamente concorrenciais às ofertas 'low cost', a transportadora faz questão de deixar bem claras as diferenças. "Nós somos concorrenciais no preço, mas muito melhores em termos de qualidade", explicou o porta-voz. E prosseguiu: "Os preços indicados incluem direito a 20 quilogramas de bagagem, marcação de assento, refeições a bordo, entre outros pontos que são habitualmente cobrados à parte nas companhias 'low cost'".
Na opinião do responsável, que reconhece que "não se vivem tempos dourados", o importante é "as pessoas compararem o preço", até porque lembra que "para muitas cidades europeias compram-se bilhetes mas que deixam as pessoas a 100 km, o que por vezes sai mais caro".
Ryanair a um euro
A ideia da TAP é tentar aproveitar a época baixa das transportadoras, um período em que muitas companhias voam com preços baixos, aumentando as receitas e trazendo novos passageiros à companhia portuguesa. "Pretendemos 12 milhões de euros de aumento de receitas e mais 300 mil passageiros, o que corresponde a uma melhoria de taxa de ocupação em três pontos percentuais", projecta o administrador da TAP.
No entanto a guerra das tarifas já começou e não é fácil bater as propostas das companhias 'low cost'. A Ryanair, que não opera na Madeira, lançou esta semana uma campanha de três milhões de bilhetes a um euro, com taxas incluídas. No entanto, uma consulta à página da companhia (www.ryanair.com) mostra uma longa lista de restrições, que dificultam a marcação de viagens.
Já a easyJet oferece bilhetes a 25 euros por percurso entre Funchal e Lisboa na campanha de lançamento, tendo já vendido mais de oito mil. O DIÁRIO efectuou ontem uma simulação de reserva no site da companhia (www.easyJet.com) e conseguiu um preço total de 86.98 euros ida e volta, com saída da Madeira no dia 1 de Novembro e regresso a 5. O preço inclui seguro e uma bagagem de porão.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente o Outras Escritas