quinta-feira, 11 de setembro de 2008

TAP admite descer taxa de combustível mas não se compromete

A TAP, em vez de anunciar viagens a pouco mais de 60€ para vários destinos europeus, que depois naquelas letrinhas pequeninas se verifica ser o preço de apenas uma ida, deveria comprometer-se a descer as taxas de combustível que já aumentaram 4 vezes num ano.

Lê-se na agência financeira:

A TAP admite vir a reduzir a taxa de combustível que cobra aos passageiros, à semelhança do que acontece no sector, como forma de repassar algum do peso que os altos preços do petróleo têm na factura de custos da empresa.

Na apresentação da sua nova campanha de preços de baixo custo que a TAP vai lançar, que decorreu esta quinta-feira em Lisboa, o administrador, Luiz Gama-Mór, disse aos jornalistas que «é possível» que a taxa venha a descer, embora no momento «ainda não haja condições para isso», acrescentou.

O responsável diz que para o decidirem estão a acompanhar duas condicionantes: o nível a que se está a manter o petróleo e o que as restantes transportadoras do sector vão fazer.

Air France dá primeiro exemplo

Para já, segundo o mesmo, «só a Air France fez uma pequena redução», assegurou.

Recorde-se que a TAP já aumentou a sobretaxa de combustível quatro vezes este ano. A última aconteceu em Junho, passando de 32 para 35 euros nas rotas da Europa e de 110 para 125 euros nos voos intercontinentais.

No primeiro semestre deste ano, a companhia anunciou prejuízos de 136 milhões de euros, muito por culpa dos combustíveis. Neste item, a empresa gastou 312 milhões de euros, mais 133 milhões do que no primeiro semestre de 2007, o que representa um agravamento de 75%.

Na altura, a manterem-se os elevados preços de petróleo, a TAP estimava poder chegar ao final do ano com um desvio na factura dos combustíveis superior a 250 milhões. No entanto, nos últimos dois meses o preço do crude tem estado em queda. Esta quinta-feira, nos EUA o ouro negro está nos 101,64 dólares o barril e em Londres nos 99,09 dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas