terça-feira, 9 de setembro de 2008

Maria Rita

No dia 9 de Setembro de 1977 nasce a cantora brasileira Maria Rita.

Da Infopédia:

Cantora brasileira, Maria Rita Mariano, filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, nasceu em Setembro de 1977, em São Paulo. Após terminar o ensino básico no Brasil, partiu, com 17 anos de idade, para os Estados Unidos da América onde estudou Comunicação Social e Estudos Latino-Americanos. Embora desde nova tenha manifestado a tendência de se afastar do caminho da música, Maria Rita, já de regresso ao Brasil, gravou um Cd e mostrou a Milton Nascimento, que se impressionou com a força e a beleza da sua voz. Este terá sido o incentivo de que Maria Rita necessitava para ingressar numa carreira musical, tendo inclusive sido convidada a participar no álbum Pietá, daquele autor.
Num esforço constante e desmedido para que a sua imagem não fosse colada à da sua mãe, estreou-se a 6 de Maio de 2002 num espectáculo de Chico Pinheiro - este show, Meia Noite Meio Dia, ficaria em cartaz durante um ano tendo como solistas Luciana Alves e Maria Rita. Acabaria também por participar no Cd com o mesmo nome do espectáculo, gravado em 2002.
Em 2003 assinou o seu primeiro contrato com a editora Warner Music e ainda nesse ano lançou o seu primeiro disco - Maria Rita - que se revelou um recorde de vendas. Dois anos mais tarde, seria a vez de Segundo, um álbum produzido em colaboração com o músico Lenine.
Maria Rita foi já vencedora de vários prémios, dos quais se destacam três Grammy latinos, atribuídos em 2004, nas categorias de Revelação do Ano, Melhor Disco de MPB e Melhor Música Brasileira ("A Festa").

4 comentários:

  1. Comprei o primeiro CD da Maria Rita (em 2003) no dia em que a ouvi pela primeira vez. Estava eu em casa e passou na TV um vídeo com uma música desse CD. Ouvi e, quando acabou, pequei na chave do carro e fui à loja comprá-lo. Não sabia que era filha da Elis Regina, pelo que a Maria Rita cativou-me pelo que é e não por ser filha de quem é. Não é a minha artista favorita, mas foi sem dúvida a única artista que me fez comprar um CD no dia em que a ouvi pela primeira vez.

    ResponderEliminar
  2. A magia da música ou dos intérpretes é mesmo essa...

    Descobri a cantora de ópera que mais aprecio quando, por mero acaso comprei um cd da ópera La Fille du Regiment. Comprei o Cd porque do elenco fazia parte o Luciano Pavarotti. Acabei por descobrir a Joan Sutherland.

    ResponderEliminar
  3. Adoro Maria Rita. Ainda mais com seu CD "Samba Meu". Fantástico.

    ResponderEliminar
  4. mariaritsa e muinto fina gosto do seu trabalho e das suas musicas sou seu fa...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas