terça-feira, 30 de setembro de 2008

Combustíveis: Há 3 anos que preços são superiores à média europeia

Interessante notícia na Agência Financeira.

Interessante, mas não surpreendente...


Mais 2,36 cêntimos por litro no primeiro trimestre deste ano

Desde 2005 que os preços médio de venda ao público antes de impostos (PMAI) dos combustíveis são superiores à média da União Europeia a 27 (UE27). E face a Espanha os custos, antes de impostos, foram também mais elevados em Portugal, mas apenas até ao primeiro trimestre deste ano. As conclusões são do reporte mensal que a Autoridade da Concorrência (AdC) começou agora a realizar sobre este mercado.

Em Portugal o PMAI da gasolina sem chumbo 95 tem vindo a ser «sistematicamente» superior à média da UE desde finais de 2005. Durante «todas as semanas» do primeiro semestre de 2008, os preços foram superiores aos registados na EU a 27, em 2,36 cêntimos por litro no primeiro trimestre e em 1,27 no segundo trimestre do ano.

Em média, no segundo trimestre de 2008, a gasolina 95 apresentava preços de
0,619 euros/litro e o gasóleo de 0,750 euros/litro em Portugal, o que compara, respectivamente, com os preços médios de 0,607 euros/litro e 0,740 euros/litro registados na UE27.

«Apesar de o preço depois de impostos da gasolina 95 estar 4,2% acima da média comunitária, o custo antes de impostos deste combustível esteve, em média durante o segundo trimestre de 2008, aproximadamente, 2% acima da média da UE27. Já no caso do gasóleo, o preço com impostos encontrava-se 1,7% abaixo da média da UE27, não obstante o preço antes de impostos ser superior à média comunitária em 1,4%», sustenta a AdC.

Portugal registou no mesmo período o décimo preço antes de impostos mais elevado na gasolina 95 na UE, sendo superado pela Holanda, Itália, Grécia, Luxemburgo, Chipre, Malta, Bélgica, Espanha e Dinamarca.

Em relação ao gasóleo, Portugal registou o nono preço antes de impostos mais alto, sendo superado pela Holanda, Grécia, Itália, Bélgica, Espanha, Dinamarca, Chipre e Luxemburgo.

Comparação com Espanha

Numa comparação com Espanha verifica-se que os valores antes de impostos da gasolina 95 e do gasóleo têm vindo a ser mais elevados em Portugal do que no país vizinho desde finais de 2005.
Em 2006 e 2007 o custo da gasolina 95 em Portugal foi, respectivamente, 1,58 e 1,03 cêntimos por litro mais elevado do que em Espanha. No segundo trimestre de 2008 verificou-se uma alteração nessa tendência tendo a gasolina 95 sido inferior em Portugal relativamente a Espanha (em média menos 0,75 cêntimos por litro).

Nos dois últimos anos, o preço do gasóleo em Portugal foi, respectivamente, 0,25 e 0,26 cêntimos por litro mais elevado do que em Espanha. No segundo trimestre do ano verificou-se uma alteração nessa tendência tendo o PMAI do gasóleo sido inferior em Portugal relativamente ao país vizinho na maioria das semanas (em média menos 0,74 cêntimos por litro).

Preços depois de impostos

Quando analisados os preços já depois de impostos, a AdC verificou também uma disparidade entre os países da União Europeia e Portugal esteve também aqui acima da média.

A gasolina 95 registava um preço médio de venda ao público (PMVP) em Portugal de 1,455 euros/litro (4,2% acima da média da UE27) e o gasóleo de 1,349/litro (1,7% abaixo da média da UE27).

Em média, no segundo trimestre de 2008, Portugal registou o sétimo PMVP mais elevado da gasolina 95 na UE a 27, sendo superado pela Holanda, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Itália.

Já no caso do gasóleo, Portugal registou o décimo PMVP mais elevado da UE a 27, sendo superado pelo Reino Unido, Suécia, Itália, Alemanha, Dinamarca, Holanda, França, Eslováquia e República Checa.

Por ser o primeiro destes relatórios, o regulador inclui os dados referentes a todos os meses deste ano, até Agosto, bem como a 2007. No entanto, é de referir que a AdC sublinha que dado que duas das seis empresas petrolíferas, por razoes de reorganização interna, solicitaram o adiamento de um mês para efeitos de envio deste primeiro reporte. Assim, a Concorrência prevê só a partir de Novembro conseguir receber todos os dados com regularidade.

2 comentários:

  1. Alberto, sabes o que realmente tem impacto no consumo de combustível: o Preço! É óbvio, mas não devia ser, uma vez sabemos que estamos a esgotar o que já se encontra esgotado e que estamos a acelerar o aquecimento global. A opinião seguinte é de quem conhece bem as várias perspectivas da questão:
    http://www.technologyreview.com/Energy/21423/?nlid=1368
    Conclusão: o preço alto dos combustíveis é a única coisa que ainda nos vai servindo, até ver.
    LQ

    ResponderEliminar
  2. Sim, realmente, é o nosso grande país Portugal, que consome combusiveisà brava que vai contribuir para desacelerar todos esses males provocados pelo uso de combustiveis!

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas