sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Madre Teresa de Calcutá

No dia 5 de Setembro de 1997 morre uma das maiores figuras religiosas de sempre. Madre Teresa de Calcutá.

Da Infopédia:

Religiosa católica, baptizada como Agnes Gonxha Bojaxhiu, nascida a 26 de Agosto de 1910, em Skoplje, na Albânia (na altura, parte integrante do Império Otomano), e falecida a 5 de Setembro de 1997. Pouco ou nada se conhece da sua infância e juventude. Sabe-se, porém, que foi educada na Jugoslávia (na actual Croácia), onde morava, e que ingressou na Congregação Mariana, onde tomou conhecimento da fé cristã e da miséria que assolava a Índia, através de cartas enviadas pelos missionários jesuítas que lá se encontravam. Ingressou na vida religiosa aos 18 anos, na ordem religiosa irlandesa das Irmãs de Loretto, escolhendo o nome Teresa por ser devota da santa carmelita de Lisieux. O seu desejo de missionar na Índia levou a que fosse enviada para Darjeeling (Índia), onde existia um colégio das irmãs Loretto, para fazer o noviciado. Chegou a leccionar no St. Mary's High School , em Calcutá, mas afirmando seguir uma chamada de Deus foi viver para junto dos pobres e dos doentes. Pediu ao arcebispo para deixar as Irmãs de Loretto e a autorização do Papa foi concedida em 1948, embora ficasse acordado que ficaria na mesma a dever obediência ao arcebispo de Calcutá. Tirou um curso de enfermagem e, no final do ano, adquiriu a cidadania hindu e abandonou o hábito religioso das Irmãs Loretto para começar a usar o hábito que hoje conhecemos - branco com um debruado a azul. Começou a ensinar às crianças pobres, principalmente hábitos de higiene e moral. Ia de lugar em lugar espalhando donativos e palavras de conforto. Várias mulheres começaram então a propor ajuda nas missões de caridade. Assim sendo, Madre Teresa fundou a Ordem das Missionárias da Caridade, uma congregação católica-romana feminina, aprovada pela Santa Sé em 1965, que se dedica a ajudar os pobres, tendo a sua actividade centrada na Índia mas expandindo-se por todo o globo. Foi laureada com o Prémio Nobel da Paz em 1979, em reconhecimento do seu trabalho de assistência aos pobres na Índia e vários outros países. No mesmo ano, foi considerada pelo Papa João Paulo II a sua "embaixadora" no mundo. Recebeu várias honras, entre elas, a Medalha da Liberdade dos Estados Unidos da América, entregue pelo então Presidente norte-americano Ronald Reagan, e a medalha de ouro do Comité Soviético da Paz. Escreveu A Simple Path , uma autobiografia publicada em 1995. A 19 de Outubro de 2003 Madre Teresa foi beatificada, numa cerimónia ocorrida na Praça de São Pedro em Roma. Nas cadeiras VIP, especialmente colocadas na praça, para além dos diplomatas, estavam sentados vários pobres da cidade de Roma, em homenagem ao trabalho realizado pela Madre junto dos mais desprotegidos.

2 comentários:

  1. Na história da Igreja Católica Romana temos dois grandes exemplos de fé, dois grandes exemplos dos caminhos de Cristo Jesus. Esses grandes Exemplos são: São Francisco de Assis e Madre Teresa de Calcutá, não quero dizer que os outros Santos não seguiram verdadeiramente Jesus Cristo, apenas refiro-me a Estes Homens de Deus como mensageiros das suas palavras e das suas missões. Fizeram aquilo que Jesus disse quando evangelizava às multidões a qual fez também um propósito aos seus dicipulos: "Ide e Evangelizai", "Aquilo que fizerdes aos mais pequeninos é a mim que o fazeis", ou então "Amais-vos uns aos outros como eu Vos amei". Cristo foi um homem muito humilde, ensinou-nos a sermos pobres deixou-nos lindissimos exemplos. Mas infelizmente são poucos o que o Seguem. Hoje mais do que nunca vemos uma Igreja que só pensa nela que só quer riqueza, luxuria, bem-estar, e onde está o dar, onde está o Exemplo de Cristo como ouvimos no Evangelho Dá tudo o que possuí e segue-me? Pois não há essa passagem apenas serve só para a teoria mas na prática nada disso. Mas Graças a Deus que a Madre Teresa de Calcutá deu esse exemplo à Multidão seguiu os caminhos mais dificeis, amando os inimigos, estando ao lado de doenças muito arriscadas e mortais, mas nada disso fez-lhe mudar de ideias. Viveu na pobreza e morreu no meio daqueles que ela tanto lutou e amou. Tenho uma Grande admiração por esta "Mãe" que deu a sua vida pelos seus filhos.
    É uma Madre que o mundo nunca há de esquecer e ainda bem que deixou obras e fundou um convento de caridade. Ela será recordada pelos séculos dos Séculos.
    Viva a Madre Teresa de Calcutá.
    Deixo a oração Franciscana feita por São Francisco de Assis adoptada pela Madre Teresa de Calcutá fundadora das irmãs da Caridade a qual rezam todos os dias.

    Senhor fazei-me instrumento da vossa paz.

    Onde há ódio que eu leve o amor.

    Onde há ofensa que eu leve o perdão.

    Onde há discórdia que eu leve a união.

    Onde há erro que eu leve a verdade.

    Onde há dúvida que eu leve a fé.

    Onde há desespero que eu leve a esperança.

    Onde há trevas que eu leve a luz.

    Onde há tristeza que eu leve a alegria.



    Ó Senhor,

    Fazei que eu procure mais

    Consolar que ser consolado,

    Compreender que ser compreendido,

    Amar que ser amado,

    Pois é dando que se recebe,

    É perdoando que se é perdoado,

    Fazei-nos dignas , Senhor,

    De servir em qualquer parte,

    Os nossos irmãos que vivem e morrem

    Na pobreza e na fome.

    Dai-lhes hoje,

    Por intermédio das nossas mãos,

    O pão de cada dia.

    E dai-lhes alegria e paz.

    Pela compreensão do nosso amor.

    Amen.

    Dou os meus siceros Parabéns ao autor deste blogue Alberto Velez Grilo, por homenagear uma grande Serva de Deus. A madre dos pobres e daqueles que a seguem. Um bem haja para si.

    ResponderEliminar
  2. Caro Ricardo

    Obrigado pelo seu comentário. Deixe-me só esclarecê-lo de que este "post" sobre a Madre Teresa de Calcutá, nada tem a ver com religião.

    Eu não sou católico nem professo nenhuma religião.

    Para mim, a Teresa de Calcutá foi uma pessoa extraordinariamente boa. A bondade das pessoas, não tem nada a ver com religiões. Há pessoas boas e pessoas menos boas independentemente de professarem ou não uma religião...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas