quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O meu 11 de Setembro

Desde 2001 que o dia 11º dia do mês de Setembro passou a ser O 11 de Setembro.

Independentemente do que já se teorizou sobre os atentados e de opiniões pró ou anti americanas, este dia ficará para sempre marcado na memória de todos nós.

Lembro-me perfeitamente do meu dia 11 de Setembro de 2001.

O primeiro avião embate na torre 1 pelas 13.46, hora de Portugal. Uns minutos mais tarde recebo um telefonema de alguém que me dizia que um avião tinha embatido contra uma das Twin Towers em Nova Iorque. Eu estava a conduzir e não tive oportunidade de saber mais pormenores, mas lembro-me de pensar que deveria ter sido um pequeno avião, daqueles que sobrevoam Manhattan constantemente com turistas. Isso já tinha acontecido anteriormente no Impire State Building sem consequências de maior.

Cheguei a casa e liguei imediatamente a televisão. Ainda fui a tempo de ver em directo o embate contra a torre sul. Depois deste embate a hipótese de atentado começou a prevalecer. Aogo de muito errado e grava se passava.

Decidi ficar em casa durante a tarde para poder acompanhar a notícias. Começou a falar-se sobre queda de mais dois aviões, um deles no Pentágono.

Às 14.59 a torre 2 desmorona-se. A torre 2 tinha um significado especial para mim, por ser a torre onde eu tinha estado, como turista, em 1994. Era fácil de identificar, por ser a torre que não tinha antena no topo.

"Ao menos fica uma das torres em pé" - pensei.

Infelizmente tal não aconteceu. A torre 1 desmorona-se meia hora depois da torre 2.

Confesso que as lágrimas me vieram aos olhos nesta altura. Tinha desaparecido um dos maiores ícones de uma das minhas cidades preferidas.

No dia seguinte, 12 de Setembro tive que viajar de avião. A segurança no aeroporto do Funchal tinha sido reforçada. Viajar de avião passou a ser mais complicado.

Não voltei a Nova Iorque...

Está nos meus planos voltar brevemente.

2 comentários:

  1. E o Rio de Janeiro? Também está nos planos?

    ResponderEliminar
  2. O Rio de Janeiro é uma cidade também inesquecível, mas por razões diferentes das de Nova Iorque. Estive no Rio em 93 e achei a cidade lindíssima em termos paisagísticos.

    Hei-de voltar...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas