sábado, 15 de maio de 2010

Sábado, última hora VIII (Concorrentes abrem guerra à Apple nos equipamentos e nos tribunais)

A notícia deste Sábado, escolhida pela Reflexos, foi publicada no Económico do dia 14 de Maio sob o título "Concorrentes abrem guerra à Apple nos equipamentos e nos tribunais" e com o seguinte texto:

A HTC processou a dona do iPhone e a Google vai lançar rival ao iPad.

Seja em que área for a Apple de Steve Jobs parece estar sempre a somar inimigos, desde os processos em tribunais a produtos concorrentes aos lançados pela tecnológica da maçã. A HTC avançou ontem com um processo em tribunal contra a dona do iPhone, em resposta a uma acção judicial interposta, em Março, pela Apple contra a fabricante do Taiwan.

A HTC alega, neste processo, que a Apple viola cinco das suas patentes e pede a suspensão nos Estados Unidos da venda do iPad, iPhone e iPad - os sucessos da tecnológica. Desta forma a HTC, que fabrica o telemóvel da Google, responde à tecnológica de Steve Jobs, que, em Março, acusou a fabricante do Taiwan de violar 20 das suas patentes em telemóveis com sistema operativo Google Android, em particular o Nexus One, considerado a resposta da Google ao iPhone.

Os processos e contra-processos já são uma realidade bem conhecida da Apple: a Cisco chegou a avançar com uma queixa contra a empresa, pela utilização indevida do nome iPhone. Contudo, a guerra contra a empresa de Steve Jobs também se joga ao nível dos equipamentos e sistemas operativos. Desde o lançamento do iPad (e já quando existiam rumores) que as tecnológicas se têm desdobrado em esforços para lançar os seus próprios ‘tablet'. O último anúncio veio da Google, que confirmou estar a desenvolver um ‘tablet' concorrente ao iPad.

Os rumores foram confirmados por Lowell McAdam , presidente-executivo da operadora Verizon Wireless, com quem a Google está a negociar o desenvolvimento do equipamento. O novo ‘tablet' rodará o Android, mas desconhecem-se outros pormenores, como o fabricante ou a data de lançamento.

A Google, que sempre esteve mais vocacionada no ‘software', com o sistema operativo Android, tem apostado no desenvolvimento de equipamento que já inclua o seu sistema operativo para evitar o progressivo crescimento da Apple.

O lançamento do Nexus One, telemóvel de marca própria, foi um sinal de que a Google não quer ficar de fora de um mercado que está a crescer. Em 2009, o Android conquistou uma quota de mercado de 4,1%, segundo dados da consultora IDC, um crescimento exponencial face a 2008. Já o sistema operativo da Apple, o Mac OS X, atingiu uma quota de 14,5%.


Não me é fácil comentar esta notícia, porque uso um computador da Apple, tenho um telemóvel HTC que vou trocar por um A1 com o sistema operativo Androide (Google), uso gmail e googledocs e para completar oiço música num iPod.

Seria bem mais fácil se fosse referida a Microsoft, da qual eu poderia dizer mal à vontade.

A Apple ganha sempre pontos a nível de design e robustez do sistema operativo. O meu Mac nunca "crashou" e aqueles ecrãs azuis tão característicos da Microsoft são coisas que já não vejo há muito tempo.

Tenho uma simpatia especial pela Google, principalidade ao nível das aplicações web gratuitas que disponibilizam. O Gmail que uso a nível profissional e pessoal é um bom exemplo disso. O GoogleDocs e o Google Reader são outros.

A HTC é excelente no mercado dos PDA.

Quanto a estas guerrilhas de que fala a notícia, penso que até são de salutar se forem entendidas como concorrência. Para monopólios já nos basta o que nos foi imposto pela Microsoft durante tanto tempo e que parece estar finalmente a quebrar-se. Que seja tudo para bem do consumidores finais que somos todos nós...

E você Reflexos? É pela Apple ou pela Google?

2 comentários:

  1. Caro Alberto!

    Conheci hoje o teu blog...
    Convido-te a visitar os meus dois:
    http://www.passarodeferro.com
    http://latitudequarenta.blogspot.com

    Abraço e até breve!
    António Luís

    ResponderEliminar
  2. Olá António Luís.

    Bem vindo ao Outras Escritas. O Pássaro de Ferro já conhecia. Vou passar pelo Latitude Quarenta.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas